Cotidiano

Álbum de Elza Soares entra nos dez melhores do ano do 'New York Times'

Elza.jpgNOVA YORK – O jornal “The New York Times” divulgou, nesta quarta-feira, 7, a lista dos melhores álbuns de 2016, e Elza Soares está entre os dez primeiros colocados da seleção do crítico Jon Pareles, editor de artes da publicação. Com “A mulher do fim do mundo”, a cantora alcançou a décima posição no raking, que conta com nomes consagrados da música internacional como Beyoncé, David Bowie, Leonard Cohen, Radiohead e Savages.

A eleição contou com a opinião de três críticos, entre eles Pareles.

“Não é preciso de tradução para reconhecer a ira e a raiva de ‘A mulher do fim do mundo, da Sra. Soares, uma cantora de samba de 79 anos, que há tempos é celebrada no Brasil. Ela usa a rouquidão, mas continua comandando o estado de sua voz para lançar músicas sobre abuso, pobreza e história, luxúria e violência. Sra. Soares é instigada por músicos de São Paulo que descrevem sua música como ‘samba sujo’. Eles espetam o samba tradicional com guitarras distorcidas, tambores agressivos e eletrônicos indisciplinados que destacam como a Sra. Soares permanece indomável”, afirma o texto. Elza Soares – Mulher do fim do mundo

Em novembro deste ano, Elza venceu o Grammy Latino pelo mesmo trabalho. Após a cerimônia, realizada em Las Vegas, a cantora celebrou a vitória nas redes sociais.

“Catatônica estou!”, escreveu. “[É meu] Primeiro disco de inéditas. Esse prêmio acaba sendo um reconhecimento do trabalho de muita gente também”.

“É como se todo o discurso do disco, que é tão importante, fosse premiado. É uma alegria sem fim”, concluiu.

Confira a lista:

1. Beyoncé, ?Lemonade?

2. David Bowie, ?Blackstar?

3. A Tribe Called Quest, ?We got it from here ? Thank you 4 your service?

4. Radiohead, ?A Moon Shaped Pool?

5. Leonard Cohen, ?You Want It Darker?

6. Bon Iver, ?22, a million?

7. Margaret Glaspy, ?Emotions and math?

8. ANOHNI, ?Hopelessness?

9. Savages, ?Adore Life?

10. Elza Soares, ?A mulher do fim do mundo?