Cotidiano

Ajufe faz lista tríplice para sugerir substituto de Teori

BRASÍLIA ? A Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJufe ) abriu consulta interna para formar uma lista tríplice de magistrados que será enviada ao presidente Michel Temer como sugestão para indicação à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a morte de Teori Zavascki. A entidade quer emplacar um membro ? entre juízes federais, desembargadores federais e ministros dos Tribunais Superiores ? para a mais alta Corte do país.

Os membros da entidade terão até amanhã par indicar até três nomes de magistrados federais que atendam ao requisito de idade, acima de 35 anos, imposto ao ocupante de cargo de ministro do Supremo. De 26 a 31 de janeiro, uma nova rodada da consulta será aberta para formação da lista tríplice, conforme as indicações feitas e aceitas pelos próprios magistrados.

Um edital para a formação da lista tríplice foi aberto pela Ajufe. A indicação do substituto de Teori no Supremo Tribunal Federal abriu a bolsa de apostas entre nomes do meio político e da área jurídica. Interlocutores do presidente Michel Temer têm afirmado que o mandatário escolherá alguém com perfil mais técnico, para evitar críticas de aparelhamentos da Corte.