Cotidiano

Ajude seu amigo na jornada para parar de fumar

Quando uma pessoa decide parar de fumar, toda ajuda é bem-vinda e necessária, pois abandonar o cigarro não é uma tarefa fácil. Cônjuges, amigos e familiares devem fazer tudo que estiver ao alcance para servir de rede de apoio. Ser companhia em atividades gostosas e saudáveis no dia a dia é uma excelente atitude para auxiliar.

? Se existe um apoio social, passar por um momento de grande mudança fica mais tranquilo. Pode ser um amigo, o marido, a mulher, até o personal trainer. O que conta é saber que tem alguém ao lado para incentivar ? afirma a psicóloga clínica Aline Sardinha, especialista em terapia cognitivo-comportamental e doutora em saúde mental pela UFRJ.

ajuda ao amigo 1.jpg

Para o personal trainer Julio Jacopi, é fundamental a pessoa que acompanha ter em mente que as atividades devem ser feitas no mesmo compasso:

? O ex-fumante precisa de uma pessoa que o apóie e não julgue seu ritmo. É uma questão de saúde, não de rendimento. Ele geralmente tem fôlego e resistência mais fracos e vai recuperar isso aos poucos.

Tanto a psicóloga quanto o personal trainer consideram importante os programas serem feitos em ambientes saudáveis.

? Nesse momento, a pessoa precisa se distrair e não fazer nada que combine com fumo. Nada de sair para tomar um chope ou um café se isso remeter a fumar um cigarro na sequência ? aconselha Aline.

? Os programas mais legais para fazer a dois e de olho na qualidade de vida são em ambientes saudáveis. Menos bares e mais parques. Uma vida diurna, não noturna ? complementa Julio.

Os especialistas sugerem seis atividades que combinam direitinho com essas situações:

Caminhada

A natureza ao redor não apenas leva ar mais puro para os pulmões como inspira atitudes mais saudáveis. E caminhar no parque ou mesmo no seu bairro com alguém ao lado é especialmente legal porque dá para conversar sobre o que se vê e colocar o papo, como um todo, em dia.

Andar de bicicleta

É uma atividade que pode ser feita de maneira solitária, mas com companhia é bem melhor: assim a escolha dos caminhos fica mais eclética e é possível até fazer pequenas competições de velocidade. Mas tudo na amizade, porque o ex-fumante não está a pleno fôlego, é bom lembrar.

Sair para tomar um suco

As casas de suco se espalharam pelo Brasil nos últimos anos e são uma ótima ? e saúdável ? alternativa ao antigo ?vamos nos encontrar para tomar um café??. Um pode sugerir sabores ao outro, ninguém pensa em cigarro e a parte social do encontro se mantém intacta.

Visitar um museu

Tanto nas cidades pequenas quanto nas grandes metrópoles há museus para visitar e admirar. Se eles já forem conhecidos pelas duas pessoas, sem problema: sempre há alguma exposição nova. Ir ao museu acompanhado faz toda a diferença, pois só assim dá para trocar ideias em tempo real sobre as obras vistas.

ajuda ao amigo 2.jpg

Fazer academia

De acordo com Julio, é comprovado cientificamente, por estudos e mais estudos ao longo dos anos, que fazer ginástica em academia é mais produtivo quando se está acompanhado. Além disso, é um ambiente em que todos estão focados na saúde e ninguém consegue ? ou quer ? lembrar que cigarros existem.

Ir ao cinema

Conferir os filmes em cartaz é um programa social perfeito para ser feito a dois, pois nada melhor do que ter com quem escolher o que será visto e debater as opiniões sobre a história. Sem contar que cinemas são ambientes em que cigarro é proibido, então fumar fica totalmente fora de cogitação.

Fontes:

1 – Psicóloga Aline Sardinha ? CRP/05 34146

2 – Educador físico JulioJacopi ? CREF 049742-G/SP