Cotidiano

Airbnb agora oferece passeios guiados e dicas de moradores

https---press.atairbnb.com-app-uploads-2016-11-Airbnb-Fall2016-Press-05-4000x2656.jpgRIO – Mais que hospedagem, o Airbnb passa a vender agora experiências de viagens. A partir desta quinta-feira, é possível contratar pelo site e pelo aplicativo passeios exclusivos, receber dicas de moradores locais e contactar outros viajantes. Além do já existente serviço de aluguel de imóveis por temporada.

O serviço por enquanto está presente em 12 cidades ao redor do mundo: Detroit, Londres, Paris, Nairóbi (Quênia), Havana, São Francisco, Cidade do Cabo, Florença, Miami, Seul, Tóquio e Los Angeles. Até o fim de 2017, mais 50 cidades entrarão neste catálogo, entre elas Rio e São Paulo.

A plataforma Trips é dividida em três áreas. “Experiences”, “Places” e “Home”. Na primeira estão as experiências, passeios exclusivos com pessoas que vivem em um local ou se destacam em uma área. Entre os exemplos apresentados nesta quinta pelo CEO da empresa, Brian Chesky, em um teatro de Los Angeles, está o de Jack Swart, ex-carcereiro, que leva visitantes à prisão de Robben Island, na África do Sul, para conhecer mais a história de Nelson Mandela.

Uma artesã de Seul, que ensina o ofício passado de geração em geração, uma “antropóloga gastronômica” que oferece um tour pelo mercado mexicano de Los Angeles e uma caça a trufas na Toscana são outros exemplos de passeios que poderão ser contratados via Airbnb, alguns de mais até dois ou três dias, outros de algumas horas de duração. Esses passeios são pagos e os preços variam. O pagamento é feito direto na plataforma do Airbnb, como na locação de quartos e casas.

Na categoria “Places”, o serviço mais inovador é o chamado “Meet up”, que mostra, em um mapa, outros hóspedes do Airbnb na região e permite que esses viajantes se encontrem.

Também há o espaço “Guidebooks”, onde moradores ou anfitriões que se destacam em alguma área (um músico, uma arquiteta, um atleta…) dão dicas de programas ou lugares, de preferência fora do roteiro turístico convencional. No primeiro momento há cem guias, para seis cidades: Los Angeles, São Francisco, Havana, Nairóbi, Detroit e Seoul.

Neste mesmo campo também há audioguias, chamados “Audio walks”, que ajudam o visitante a se guiar por determinadas áreas de, por enquanto, apenas Los Angeles. A previsão é de que São Francisco, Paris, Londres, Tóquio e Seul ganhem seus audioguias até o segundo trimestre de 2017.

A nova plataforma também permite que o usuário organize em um mesmo aplicativo todos os serviços contratados para e durante a viagem, como hospedagem, guias e experiências, juntando tudo em um único roteiro.

Durante a apresentação, Chesky afirmou que a expansão do Airbnb não para aí. Deixou entender que a empresa pretende atuar em áreas mais amplas, como passagens aéreas, aluguel de veículos, reserva de restaurantes e outros serviços turísticos.