Cotidiano

Air France vai criar companhia aérea de baixo custo

2016 949189232-201611030627557177_AFP.jpg_20161103.jpgPARIS – A Air France anunciou, nesta quinta-feira, que planeja criar uma versão própria de uma companhia aérea de baixo custo. O objetivo com a medida é melhorar sua capacidade de concorrer com as empresas do Oriente Médio e rivais de baixo custo.

A futura empresa ainda não tem nome nem destinos claros para os quais voará. Mas o plano é um sinal de que o novo diretor executivo da Air France, Jean-Marc Janaillac, está determinado a recuperar fatia de mercado após anos de duras perdas de empregos e reestruturação.

A controladora Air France-KLM disse, em comunicado nesta quinta-feira que a nova companhia aérea ficaria focada em rotas de longa distância que são vistas como estrategicamente importantes ? mas nas quais a Air France hoje está penando contra as concorrentes com ofertas mais baratas.

De acordo com o documento, seriam oferecidas viagens com classes econômica e executiva, com as primeiras decolagens a partir do fim de 2017, a partir do hub da Air France em Paris, o aeroporto Charles de Gaulle.

TEMOR POR DIREITOS TRABALHISTAS

A equipe da nova empresa será formada por pilotos da Air France que se voluntariarem para trabalhar sob as novas regras ?adaptadas para sua posição competitiva?, enquanto a tripulação seria recrutada em um novo sistema ?permitindo a esta companhia operar no nível de custos do mercado?, explicou o comunicado da Air France-KLM. A companhia vai economizar com pessoal em solo apostando cada vez mais em digitalização.

Empregadores franceses enfrenta um dos maiores custos trabalhistas do mundo, e funcionários da Air France já fizeram repetidas greves para protestar contra demissões e outras medidas de cortes de gastos nos últimos anos.

Christophe Pillet, do sindicato de tripulação SNPNC, se mostrou preocupado com a possibilidade de que os funcionários da nova companhia aérea não tenham os mesmo benefícios trabalhistas e também com a chance de a nova companhia eventualmente ?suplantar? a Air France.