Cotidiano

Ainda tem cartinha para adotar

Quem ainda não apadrinhou uma cartinha de Natal das crianças e adolescentes em tratamento do câncer no hospital Uopeccan precisa correr contra o tempo, já que os presentes precisam ser entregues até 20 de dezembro.

Conforme a gerente de assuntos institucionais do hospital, Kelyn Aires, ao todo foram escritas 113 cartas, e 14 ainda aguardam um padrinho. Nestes casos, os presentes possuem valores mais elevados, pois os pedidos são de eletrônicos como notebooks, tablets e smartphones. Uma forma de conseguir atender aos pedidos destas crianças é organizar uma “vaquinha”.

Vale lembrar que os pacientes passam grande parte do tempo dentro do hospital sem poder brincar e estudar, até que seu quadro clínico melhore. Os eletrônicos são uma das únicas formas de diversão e distração a eles.

Há quatro anos o hospital Uopeccan tem esta iniciativa. Kelyn reforça que as cartinhas só devem ser apadrinhadas se o voluntário realmente tem o desejo de contribuir. “Quem tem interesse deve adotar uma carta o quanto antes, pois a intenção é que recebam o presente antes do Natal. Quem quiser ser um padrinho precisa estar ciente de que o presente deve ser entregue”, diz.

Festa na próxima segunda

A próxima semana começa com muita festa. Isso porque as voluntárias da Legião Feminina em Combate ao Câncer vão promover um dia de muita brincadeira às crianças e adolescentes em tratamento.

A festa de Natal ocorre em um espaço privado, ao lado da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. Na ocasião, um voluntário vai representar um dos símbolos natalinos: o Papai Noel.

Aos pacientes internados e que não poderão se deslocar até o evento, haverá uma confraternização no hospital.