Cotidiano

Ainda mais bonitas

Com batom nos lábios, cílios alongados, muito brilho, lenços coloridos na cabeça e sorriso no rosto. Foi assim, com a autoestima lá em cima, que dez pacientes do Hospital Uopeccan de Cascavel começaram a semana, graças a uma ação da Legião Feminina de Combate ao Câncer, no Núcleo Solidário, em alusão à campanha Outubro Rosa.

Elizabete Rodrigues dos Santos, que em menos de quatro anos enfrenta pela segunda vez a batalha contra um câncer de intestino, acompanhou atentamente o curso de automaquiagem ministrado às pacientes. “É a primeira vez que participo de uma ação da Legião e achei muito legal o que elas fazem aqui para nós, que estamos em tratamento”, diz.

Elizabete aproveitou a palestra com o médico cancerologista Ademar Dantas, que falou sobre a prevenção do câncer e a importância do diagnóstico precoce.

Além de saírem de lá quase especialistas em maquiagem, as pacientes aprenderam várias formas de usar os lenços na cabeça. Uma oficina foi organizada especialmente para que elas possam inovar o visual e se sentirem belas em qualquer circunstância. “Pensamos em um modo de melhorar a autoestima dessas pacientes e, consequentemente, fazer a diferença no dia a dia de cada uma”, explica a voluntária Lucia Ana Pinguello.

As participantes ainda posaram para fotos e receberem brindes e muitas flores.