Cotidiano

'Ainda estou viva', brinca rainha Elizabeth II após Brexit

LONDRES — “Eu ainda estou viva, em todo caso”, brincou a rainha Elizabeth II em sua primeira aparição pública após a decisão dos britânicos de deixar a União Europeia (UE). O comentário da monarca aconteceu na segunda-feira, durante uma visita de dois dias à Irlanda do Norte. Em abril, ela completou 90 anos e o seu aniversário foi recentemente festejado com cerimônias oficiais no Reino Unido. 

— Olá, tudo bem? — perguntou o vice-primeiro-ministro norte-irlandês, Martin McGuinness, ao estender a mão à monarca diante das câmeras.

— Eu ainda estou viva, em todo caso — respondeu a rainha, que completou 90 anos em abril.

Não ficou claro se a rainha se referia aos eventos políticos na Grã-Bretanha ou às duas celebrações recentes de seu aniversário. Elizabeth II não comentou oficialmente o resultado do referendo de quinta-feira passada, que terminou com a vitória do Brexit.

Tradicionalmente, a rainha se mantém neutra em questões políticas. Mas, logo antes da realização da consulta popular, jornais britânicos sugeriram que Elizabeth seria favorável ao Brexit. A história foi relatada porque, ao oferecer um jantar, a monarca pediu que seus convidados citassem três boas razões para que o Reino Unido permanecesse na UE.

Em resposta, o Palácio de Buckingham afirmou que a rainha está acima da política e atua como conselheira das questões políticas do seu governo.

— O referendo é um assunto para o povo britânico decidir — disse um porta-voz.