Esportes

Aiba manda grupo de juízes para casa apos decisões controversas no boxe

TOPSHOT-BOXING-OLY-2016-RIO-GQO2S91P7.1.jpg

O torneio e boxe da Olimpíada do Rio de Janeiro só acaba no domingo, mas para alguns árbitros ele se encerrou mais cedo. Nesta quarta-feira, a Associação Internacional de Boxe (Aiba) informou que um grupo de árbitros foi mandado de volta para casa após algumas decisões controversas no Rio-2016.

O número de juízes não foi divulgado. Assim como quem são os árbitros ou quais lutas tiveram o resultado contestado. Mas o centro do problema estão as derrotas do irlandês Michael Conlan e do cazaque Vassily Levit.

Conlan foi derrotado nas quartas de final dos pesos galo (até 56kg) para o russo Vladimir Nikitin, enquanto Levit perdeu a decisão dos pesos pesados (até 81kg) para o russo Evgeny Tishchenko.

Em um comunicado oficial, a Aiba minimizou os problemas e disse que menos de cinco lutas tiveram uma decisão dentro do nível esperado.

“Em função das recentes decisões e depois de uma análise geral feita pela comissão, a Aiba decidiu tomar imediatamente as ações apropriadas. Desde o início dos Jogos Ol[impicos, a Aiba conduziu 239 combates. A comissão reanalisou todas as decisões e determinou que apenas menos de cinco decisões estavam abaixo do nível esperado. Consequentemente os referidos juízes não trabalharão mais nos Jogos do Rio de 2016. Mas de acordo com as regras da Aiba, os resultados dos combates permanecerão”, informou a associação.

Ainda na nota, a Aiba informou que “não iria fugir de suas responsabilidades” e que está “totalmente comprometida com a política de tolerância e do fair play no boxe.

“Os Jogos Olímpicos representam o topo de todos os esportes e o boxe faz parte disso desde 1904. É essencial para a Aiba manter os seus valores de respeito, esportividade, excelência e manter o comprometimento de um esporte justo e transparente. No que diz respeito à corrupção, gostaríamos de reafirmar fortemente que a menos que a prova tangível seja apresentada, e não rumores, vamos continuar a usar todos os meios, incluindo ações judiciais ou disciplinarares, para proteger nosso esporte e sua comunidade. A organização não será intimidada por julgamentos subjetivos feitos por partes descontentes. Convidamos a todos a virem trazer evidências para que tomemos as medidas apropriadas”.

Antes do início dos Jogos, uma reportagem publicada pelo jornal inglês “Guardian” informava que o torneio de boxe no Brasil poderia ter lutas manipuladas, pois alguns árbitros estariam envolvidos em um esquema de corrupção.