Esportes

Aguegnehu Aberra, colecionador de pins e de participações olímpicas

2016-07-29-PHOTO-00000003.jpgApesar de não disputar medalhas, Aguegnehu Aberra é um expert em Olimpíadas. Em sua 14ª participação, incluindo também as de inverno, como Sochi, Torino e Vancouver, esse etíope radicado em Los Angeles, que completou 68 anos no último dia 5, é uma das figuras das mais populares na Vila dos Atletas. Há 10 anos trabalhando como intérprete do COI, ele está na Rio-2016 para a campanha de eleição da Comissão dos Atletas, do COI (Comitê Olímpico Internacional), que acontece no dia 24, após os Jogos.

Pins

Nas últimas dez edições olímpicas, Aberra exibe, orgulhoso, um chapéu com vários pins durante os Jogos. Cada um tem seu significado:

– Representa os diferentes locais onde trabalhei (durante os Jogos). Minha primeira foi em Los Angeles, em 1984. Eu amo as Olimpíadas – disse o intérprete, que diz saber 12 idiomas, incluindo árabe, inglês, chinês e francês.

O amor do tradutor pelo maior evento esportivo do planeta não está estampado apenas nos pins expostos no chapéu. Seu sorriso ao caminhar pelas instalações olímpicas é tão certo como a chance de ser cumprimentado por algum atleta ou integrante das mais diversas delegações. Foi assim nesta terça-feira, quando parecia estar em casa.

2016-07-29-PHOTO-00000008.jpg– O clima é maravilhoso. Não tem preço encontrar pessoas de vários cantos do planeta, praticar meus idiomas e ver o sorriso delas. Muitos me conhecem pelo meu chapéu e alguns falam comigo desde os Jogos de Atlanta – diverte-se.

A relação de Aberra com os Jogos também tem um espaço reservado na casa do intérprete, onde coleciona cerca de 3000 pins. Quando voltar da Rio-2016, o número vai aumentar, com certeza:

– Muitos chefes de missão chegam em cinco ou seis dias. E todos eles me procuram para entregar pins – assegura.

COLEÇÃO DE FOTOS COM ASTROS

Com tanta experiência olímpica, o etíope, além de pins, coleciona fotos ao lado de alguns dos maiores atletas de todos os tempos. Entre eles, o velocista jamaicano Usain Bolt, a russa Elena Isinbayeva, estrela do salto com vara, o ala-armador Kobe Bryant, as irmãs americanas tenistas Serena e Venus Williams, a atacante brasileira Marta e além do boxeador Muhammad Ali. Em quase todas as fotos, que Aberra guarda com orgulho no celular, lá está seu ilustre chapéu. Uma marca registrada deste expert em Olimpíadas.