Cotidiano

Aguapés ameaçam nascentes e espécies

Foz do Iguaçu – Nos últimos meses, a Secretaria de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu desenvolve e coordena diversas ações de limpeza e recuperação da nascente do Rio Monjolo.

Devido à falta de manutenção das gestões anteriores, a nascente localizada no Parque Monjolo foi tomada por aguapés. Aguapé é uma planta aquática que flutua na superfície de rios, lagos, represas e que tem uma reprodução muito rápida por conta do excesso de nutrientes. A planta é nociva à vida aquática e pode levar, inclusive, à morte de peixes.

Utilizando métodos de recuperação ambientalmente responsável, o Município, em parceria com empresários e outros voluntários, já desenvolveu vários mutirões de limpeza. Pela complexidade do trabalho, estão sendo utilizados uma retroescavadeira, um barco e uma ferramenta desenvolvida por voluntários para retirar os aguapés da água.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Biesek, as ações de limpeza estão sendo executadas com cautela para não prejudicar o meio ambiente, especialmente no que diz respeito às espécies de peixes existentes no local.

Ainda de acordo com Biesek, um projeto de melhoria para o local já está pronto e será executado assim que os trabalhos de retirada da vegetação forem concluídos: “Após essa limpeza, vamos retirar cercas, fazer arborização do local, colocar lixeiras e bancos. O objetivo é deixar um espaço agradável para a população”, afirmou.

O apoio dos voluntários nas ações tem sido fundamental para a recuperação da nascente, segundo a secretaria de meio ambiente.