Cotidiano

Água e obra paradas

 

O descaso com possíveis focos criadouros do mosquito Aedes aegypti é visto até mesmo em espaços onde há espera por serviços públicos. A polêmica obra do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste) do Paraná, na Avenida Brasil na região da FAG em Cascavel, é um deles.

Abandonada há dois anos, a estrutura que já deveria estar erguida para prestar atendimentos à população, ao contrário, oferece riscos.

A equipe flagrou grande quantidade de água parada e que traz preocupações quanto ao risco da proliferação do mosquito transmissor dengue e outras doenças.

Recentemente alguns serviços por parte da prefeitura de Cascavel haviam sido realizados para agilizar a retomada da obra, como limpeza e corte do mato. No entanto, com o excesso de chuva recente, a água ficou acumulada em meio a estrutura iniciada.

A licitação para a retomada de obras atraiu oito empresas e três foram desabilitadas. O certame ainda está em andamento. O valor máximo disponível para a construção é de R$ 8.013.383,37.

A Secretaria de Saúde informou que após a retomada das obras foi realizada a roçada da área pela Secretaria de Meio Ambiente, inspeção e tratamento local com inseticida pelos agentes de combate a Endemias.

“O local recebe visita dos ACE (Agentes Comunitários de Saúde) com frequência, ou seja, faz parte da rotina de trabalho. Nos casos de obras e construções, é realizado contato com a empresa responsável e solicitadas medidas que previnam e evitem o surgimento de focos do vetor”, acrescenta a secretaria.

Notificações

As notificações de dengue entre os 25 municípios que integram a 10ª Regional de Saúde de Cascavel já chegam a 977. De uma semana à outra, nove casos aumentaram a lista de suspeitas da doença nesta área de abrangência. O número foi divulgado no informe epidemiológico da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) no início da semana.

Confirmados

Em relação aos casos já confirmados, a regional possui 84, sendo 79 autóctones e cinco importados. Somente o município de Cascavel responde por 32% das confirmações, com 27 casos de dengue – 24 autóctones e três importados, além de 452 notificações.

matéria: Romulo Grigoli e Marina Kessler

água parada em obra _as_

AILTON SANTOS

Legenda: Acúmulo de água pode se tornar criadouro do mosquito Aedes