Cotidiano

Água: Cascavel está em alerta; Medianeira e Céu Azul entraram no rodízio

A cidade foi dividida em dois setores que terão interrompido o fornecimento de água um dia sim e no outro não

Em Cascavel, com a onda de calor, o consumo tem chegado a picos de 72 milhões de litros\dia
Credito Arquivo/O Paraná
Em Cascavel, com a onda de calor, o consumo tem chegado a picos de 72 milhões de litros\dia Credito Arquivo/O Paraná

Cascavel – O abastecimento de água em Céu Azul, a exemplo do que já acontece em Medianeira, será feito de forma alternada, a partir desta quinta-feira (30). A medida é necessária porque a estiagem severa diminuiu drasticamente a vazão dos três poços que abastecem os moradores da cidade, reduzindo em 50% a captação e a produção de água tratada.

A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, diz que a estiagem prolongada está atingindo diversas cidades do Paraná e o Monitor da Seca, da Agência Nacional de Águas (ANA), alerta que 98% do território paranaense está em seca grave. “Sem água nos mananciais, não conseguimos manter a regularidade no abastecimento. Por esta razão, a alternativa neste momento é escalonarmos a distribuição para garantir que todos recebam a água por algumas horas durante o período de 24 horas”, afirmou.

Rita diz, ainda, que a normalização do abastecimento depende da regularidade das chuvas e da colaboração de todos. “A medida é temporária e, se cada um contribuir e fizer a sua parte com o uso racional da água, serão amenizados os impactos da falta de água”, alertou a gerente.

A cidade foi dividida em dois setores que terão interrompido o fornecimento de água um dia sim e no outro não. O fechamento, inicialmente, será das 8h às 18h, com previsão de normalização gradativa a partir das 22h. Dependendo do comportamento do sistema, esse horário poderá ser ampliado ou reduzido.

 

Cascavel

Em Cascavel, a Sanepar ainda não adotou sistema de rodízio no abastecimento. De acordo com a estatal, mesmo com a longa estiagem, tanto a captação quanto o abastecimento tem vem se mantende forma estável. Porém, a Sanepar informou que os mananciais reduziram mais de 45% da capacidade e o registro do Lago Municipal já está aberto em 40%. As altas temperaturas registradas nos últimos dias elevou o consumo de forma bastante significativa. De acordo com a assessoria de Comunicação Social da Sanepar, em Cascavel, “a média para o período deveria ser de 66 milhões de litros\dia, porém, tem chegado a 72 milhões.

Além de Cascavel, Três Barras do Paraná, Santa Tereza do Oeste, Matelândia, Anahy, Campo Bonito, Lindoeste, Santo Izidoro (distrito de Três Barras do Paraná), e Vila Agro Cafeeira (distrito de Matelândia), estão em estado de alerta.

Box

Crise hídrica na pauta da Acic

A Sanepar, a comunidade e o papel de todos na preservação de rios e mananciais. Esse será o tema da reunião empresarial da Acic agendada para a noite desta quinta-feira (30), com início pontualmente às 19h, na Sala Paraná. O tema vai ser apresentado pela gerente Geral Sudoeste da Sanepar, Rita Ivone Camana, e pelo gerente regional de Cascavel, Rodolpho Tanaka Savelli. Eles vão informar sobre os reflexos da estiagem no sistema de captação, sobre risco de racionamento e também de atuais e novos investimentos. O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, informa que o tema é pertinente e convoca todos à participação. A reunião, presencial, é cercada de todos os cuidados sanitários. Outras informações pelo telefone 3321-1432.