Cotidiano

Agropecuária cresce e evita queda maior do PIB do Estado

Estado seguiu a conjuntura nacional e registrou uma queda de 1,2% no seu PIB

Curitiba – A agropecuária do Paraná cresceu 7,4% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado, e evitou uma retração maior da economia do Estado.

O Paraná seguiu a conjuntura nacional e registrou uma queda de 1,2% no seu PIB (Produto Interno Bruto) de maio a junho, em relação ao mesmo intervalo do ano passado, de acordo com cálculo do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social).

No Brasil, a retração do PIB foi ainda mais expressiva, de 2,6% na mesma base de comparação, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta sexta-feira (28).

O desempenho do campo paranaense ajudou a compensar, em parte, a desaceleração da indústria, que registrou queda de 1,7%, e do setor de serviços, com retração de 2,2%.

A produção recorde de grãos, especialmente da soja, o avanço do setor de carnes, com o aumento do abate frango e de suínos, contribuíram para o resultado positivo do campo.

A agropecuária responde, em média, por 9% do PIB do Paraná. Em termos nacionais, a agropecuária cresceu bem menos do que no Estado. No segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 1,8%.

Semestre

No acumulado do primeiro semestre, a economia do Paraná também teve um desempenho menos ruim do que o nacional. Nos primeiros seis meses do ano, o PIB do Estado registrou queda de 1,1%. No Brasil, o recuo foi quase o dobro, de 2,1%. No período, a agropecuária registrou um avanço de 6,8%, indústria (-3,8%), serviços (-1,6%) no Estado.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)