Cotidiano

Agronomia é na Univel para o vestibular 2018

Com foco na qualidade do ensino, essa será mais uma opção da instituição para o próximo ano

Estamos em uma região impulsionada pelo agronegócio, pensando nisso, a Univel, que é uma Instituição com foco na qualidade do ensino, vai ofertar o curso de Agronomia em 2018. A região merece um curso de qualidade, que com a estrutura ofertada, e, a alta qualificação dos docentes, os novos profissionais vão sair capacitados para melhorar a produção agropecuária.

O Oeste do Paraná tem uma posição de forte influência agrícola, reflexo das agroindústrias e cooperativas da região, além das empresas voltadas à pesquisa e desenvolvimento; garantindo lugar de destaque, principalmente na economia brasileira. Cascavel tem o 2º maior VBP (Valor Bruto da Produção) do Paraná. Com isso, estamos em uma região estratégica para as cadeias produtivas do agronegócio. No atual cenário econômico, é o único setor que segue em expansão, com uma representatividade de 23% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 30% do PIB do Estado, colocando o Paraná no ranking dos melhores índices de produtividade de soja do país; resultando em altos investimentos em tecnologia.

De acordo com o produtor e diretor do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini, a abertura do curso é importante, por essa ser uma região essencialmente agropecuária. "A formação em Agronomia é bastante ampla, o que possibilita que esses profissionais trabalhem em diversos setores. Cascavel é um polo educacional bastante estruturado, e, a nova opção de graduação certamente irá contribuir com a melhoria técnica dos que trabalham, e, dos que ainda vão trabalhar no nosso ramo", ressalta.

No curso, os futuros profissionais, vão se preparar em diferentes áreas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas). No primeiro período, por exemplo, os alunos vão estudar Biologia Celular e Morfologia Vegetal, mas, também vão aprender disciplinas de cálculo. As áreas de humanas são analisadas como extensão rural, sociologia e ética. No terceiro e quinto período, os alunos vão estudar as disciplinas das áreas de solo, e, as direcionadas a grandes culturas.

Para se formar Engenheiro Agrônomo, o aluno se dedicará por cinco anos, com conhecimento teórico das disciplinas e a prática de campo, que será aos sábados, por ser um curso noturno. Na Fazenda Escola, os alunos terão dinamismo e vão adquirir conhecimento com técnicas avançadas. De acordo com a professora do curso de Agronomia, Vanessa Taques, o estágio será obrigatório, e, ocorre nos dois últimos semestres. "Nesse momento próximo à graduação, o acadêmico pode oportunizar o estágio para o mercado de trabalho", ressalta. Muitos profissionais conseguem colocação no mercado de vendas e desenvolvimento, mas, a prestação de serviço também tem espaço." O engenheiro agrônomo pode trabalhar diretamente na assistência técnica", conclui. Para saber mais sobre o vestibular de Agronomia basta acessar o site www.univel.br ou entrar em contato pelo telefone (45) 3036 3664.