Cotidiano

Agronegócio tem recorde de exportação em novembro

Brasília – As exportações ligadas ao agronegócio atingiram recorde no mês de novembro. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e revelam que as exportações do setor atingiram uma marca de R$ 7 bilhões, com soja em grãos, milho, algodão e carne bovina in natura como os principais produtos. No caso da soja, resultado recorde para o mês de outubro, com mais de 2 milhões de toneladas exportadas.

Ainda de acordo com o levantamento da pasta, de janeiro a novembro as exportações somaram mais de US$ 89 bilhões. A venda de soja em grão aumentou 29%, o milho 21,2% e aumento de 3,2% em celulose.

Segundo os dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), no balanço do desempenho do setor durante 2017, as exportações ligadas à agropecuária somaram 45% de todas as exportações do Brasil.

Conforme a avaliação da CNA, o setor foi um dos principais pilares para a recuperação econômica do país em 2017, responsável por 23,56% do PIB do país. Além disso, de acordo com o levantamento apresentado pela CNA, o agronegócio gerou, no acumulado até outubro, cerca de 93 mil postos de emprego.

Trigo russo

Uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, assinada ontem, torna mais ágil a importação de trigo da Rússia. A medida altera uma regra que dificultava a entrada do trigo com determinadas pragas sujeitas a quarentenas, como ervas daninhas. Mas, de acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, isso só será possível "desde que a presença seja informada pelos russos e sejam adotadas medidas contundentes de mitigação dos riscos no Brasil”. A informação será feita no Certificado Fitossanitário Internacional.

Para preservar áreas de produção do trigo, localizadas no Sul do País, e evitar desvios das cargas, inicialmente, só estão autorizados a importar esse trigo os moinhos das Regiões Norte e Nordeste, situados o mais próximo possível dos portos.