Cotidiano

Agronegócio: Lar investe R$ 35 mi em novo incubatório

A Cooperativa vai inaugurar o seu segundo incubatório de pintainhos dia 11 de abril, em Itaipulândia

A cadeia de produção de frango de corte na Lar Cooperativa Agroindustrial estará ainda maior a partir de maio. A Cooperativa vai inaugurar o seu segundo incubatório de pintainhos dia 11 de abril, em Itaipulândia. A Unidade Incubadora de Ovos terá capacidade para incubação de 7,3 milhões de ovos ao mês, que somados a estrutura já existente em Santa Helena permitirão à Lar a produção própria de até 15 milhões de pintainhos ao mês. O domínio de toda a cadeia de produção de frango de corte e aumento na produção de pintainhos proporciona à Cooperativa a manutenção do controle sanitário, garantia da qualidade final dos seus produtos e autossuficiência para futuras ampliações de abate.

“Uma unidade com o que há de mais moderno no mundo para a produção de pintainhos”, afirmou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues ao descrever a Unidade Incubadora de Ovos. O Local possui máquinas incubadoras de estágio único, a mais alta tecnologia disponível no mercado, oriundas da Bélgica; máquina lavadora de ovos e contador de pintainhos automatizados da Holanda; e sistema de vacinação dentro do ovo que consegue detectar se existe um coração pulsando, vacinando apenas ovos fecundados, sem desperdício de doses.

O investimento de R$ 35 milhões incluiu a reforma e a ampliação da estrutura física onde funcionava a antiga Unidade Industrial de Vegetais da Lar em Itaipulândia e aquisição de equipamentos. Os ovos que serão incubados na Unidade Incubadora de Ovos serão oriundos da Unidade de Recria de Aves em Santa Helena. O transporte dos ovos, pintainhos, lavanderia e cozinha, para alimentação de aproximadamente 45 funcionários em Itaipulândia, terão gestão da própria Cooperativa.