Cotidiano

Agripino diz que lei do abuso de autoridade não será votada neste ano

BRASÍLIA – O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), disse nesta quinta-feira que o projeto de lei de abuso de autoridade não será votado nesse final de 2016. Agripino disse que a “decisão política está tomada”, mas há um acordo tácito para que não seja preciso votar um requerimento retirando a urgência da medida.

O cuidado é para não parecer que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), será derrotado. Isso porque Renan é o autor da proposta e não quer aparecer como tendo recuado e derrotado, embora já tenha garantido ao colegas, ao Palácio do Planalto e ao Judiciário de que isso não será votado neste momento.

? Essa matéria da lei do abuso não entra na pauta. Isso está decidido. A decisão política está tomada. Há chance zero da matéria se aprovada em 2016. Não é hora de provocações, é hora de negociar ? disse Agripino.

A manobra seria simplesmente Renan não pautar o projeto para votação. Segundo a Mesa, o requerimento dos líderes só seria votado caso o projeto fosse colocado em pauta, o que não será feito.