Cotidiano

Agricultura vai priorizar rotas

O grande volume de chuvas dos últimos dias provocou sérios problemas principalmente a quem mora no interior de Cascavel. Os estragos foram registrados nas lavouras, que devem contabilizar prejuízos na produção por conta da erosão do solo, nas propriedades, que foram danificadas devido à chuva de granizo e às fortes rajadas de vento e nas estradas rurais, que estão em péssimas condições de trafegabilidade e dificultam ou até mesmo impedem o transporte escolar rural.

O cenário se repete a cada chuva. Sem a infraestrutura necessária para o escoamento da produção agrícola do município, os agricultores dizer estar abandonados. Rodrigo Indras é um deles, e precisou de muito esforço para retirar toda a lama que ficou em frente à sua casa. “Nunca vi a estrada na situação que ficou depois da chuvarada”, conta.

Educação

Secretaria de Educação confirmou duas situações em que o transporte escolar rural não chegou até seu destino para levar as crianças à escola, porém, não informou o número de alunos que perderam aula. Os casos ocorreram nas linhas Gramadinho e Jangada Taborda.

“O transporte escolar foi prejudicado durante os dois dias de chuvas mais intensas. Em relação a estas duas situações, assim que o setor foi informado do problema, prontamente encaminhou ofício para a Secretaria de Agricultura para que o responsável pelas estradas rurais pudesse acompanhar, juntamente com os líderes de cada comunidade, os pontos mais críticos para serem tomadas as devidas providências, lembrando que a ação de recuperação das estradas também depende das condições favoráveis do tempo”, explica em nota.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, já foi feito um levantamento para apontar situações de maior prioridade, “para que assim se busquem soluções ao problema, principalmente em estradas com rotas do transporte escolar e de escoamento de produção”, afirma a secretaria por meio de nota, e reforça que “continua priorizando as atividades na manutenção da infraestrutura rural, buscando parcerias e recursos financeiros para atender estas demandas, com objetivo de resolver os problemas em todos os distritos e comunidades rurais do interior”.