Cotidiano

Agricultores podem produzir alimentos biofortificados

Palotina – Um grupo de agricultores ligados à Apop (Associação dos Produtores Orgânicos de Palotina) participou de um Dia de Campo demonstrativo para conhecer variedade de milho e feijão biofortificados. Os produtos são dotados de níveis nutricionais maiores, o que os torna especiais para a alimentação humana.

Entre os exemplos desse tipo de cultura estão milho com incremento de vitamina A e duas variedades de feijão com altos níveis de zinco e ferro, nutrientes fundamentais para as crianças, segundo o técnico da Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), Juliano Casagrande.

Os biofortificados foram cedidos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por intermédio da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de Cascavel. As sementes podem ser multiplicadas e compartilhadas com os demais produtores, conforme Casagrande.

Além dos agricultores, o Dia de Campo contou com a presença do prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, e do secretário de Agricultura, Antoninho Chechi, que foram conferir o resultado da produtividade, tendo em vista que os produtos poderão ser utilizados na alimentação escolar. O trabalho é executado de forma conjunta com a Itaipu, prefeitura e Biolabore.

Demonstração

A área onde foram cultivadas as variedades de biofortificados também foi aproveitada para se demonstrar o comportamento de espécies destinadas à adubação verde de verão, com crotalárias, feijão guandu e mucuna anã. As variedades foram conseguidas pelos próprios agricultores, um ponto positivo de proatividade e interação social.

Juliano Casagrande destaca o compromisso da Biolabore em implementar e fomentar tecnologias e ações de desenvolvimento da cadeia produtiva e comunitária para uma melhor qualidade de vida.

A conservação das sementes com geração de autonomia produtiva está entre as premissas de ações com unidades familiares trabalhadas através da produção sustentável.