Cotidiano

Agricultores de Terra Roxa pedem o fim de terrorismo

Terra Roxa – Com faixas e cartazes nas mãos, centenas de agricultores e comerciantes de Terra Roxa saíram às ruas ontem para pedir providências quanto ao impasse envolvendo a demarcação de terras indígenas no Município e também na vizinha Guaíra. Os produtores que terão suas terras demarcadas, caso o processo desenvolvido pela Funai (Fundação Nacional do Índio) avance, pedem o fim do terrorismo psicológico que, segundo eles, é alimentado pelas autoridades por conta da morosidade na solução do problema.

O prefeito de Terra Roxa, Altair de Pádua, está indignado com a situação e alerta para a ocorrência de um confronto entre agricultores e índios que estão espalhados em áreas ocupadas nos municípios de Guaíra e Terra Roxa. “A paciência está se esgotando e é preciso adotar uma medida emergencial e de solução para esse impasse que se arrasta há mais de dez anos, perturbando o sono do trabalhador rural”, salientou.

Na semana passada foi a vez de Guaíra promover uma ampla mobilização, que tomou as ruas da cidade, levando os comerciantes a fechar suas portas por algumas horas em sinal de protesto.

De acordo com cálculos da organização, a passeata em Guaíra contou com a participação de ao menos 4 mil pessoas. O prefeito Heraldo Trento participou ainda de uma audiência pública convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, para ouvir as principais demandas e pontos apresentados pelas partes envolvidas em todo o processo.