Policial

Agressividade no trânsito

Dois atropelamentos graves registrados em Cascavel, em um intervalo de apenas duas horas. O acidente da tarde ocorreu na Rua Erechim, na esquina com a Rua Rafael Picoli, no Centro de Cascavel. Um homem ficou ferido ao ser atropelado por um veículo Sandero, que fugiu do local do acidente e, segundo informações apuradas pela nossa reportagem, foi encontrado abandonado perto da FAG.

O outro caso ocorreu na Avenida Brasil, esquina com a Rua Pato Branco, quando um idoso de 66 anos foi atropelado por uma moto, e teve ferimentos moderados. Nos dois atendimentos, o Corpo de Bombeiros foi acionado e o médico do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) precisou socorrer as vítimas.

Na semana passada, diversos acidentes graves foram registrados em perímetro urbano. Descuido que deu trabalho para o Corpo de Bombeiros e que chama a atenção para a agressividade no trânsito pelas ruas de Cascavel.

O perfil de acidentes graves e com mortes, que antes se reservava às rodovias, tem mudado: as seis mortes no trânsito, acompanhadas pelo Hoje News em 2018 foram registradas em perímetro urbano.

Dados

2018 tem sido mesmo violento no trânsito. Já foram registrados 344 acidentes desde o início do ano até ontem. O relatório do Corpo de Bombeiros foi consultado às 14h12. No mesmo período de 2017, foram 307 ocorrências. Mas, o que chama a atenção, é que no geral o número de acidentes diminuiu ao longo dos anos. Em cinco anos, a queda foi de quase 50%: 2.864 em 2013; 2.856 em 2014; 2.734 em 2015; 2.598 em 2016 e 1.528 em 2017.

Gravidade

A agressividade no trânsito fez com que, apesar de o número diminuir ao longo dos anos, a gravidade dos acidentes aumentasse, principalmente em perímetro urbano. Para especialistas, é necessário educar não só as crianças, mas reeducar os adultos, porque os futuros motoristas vão ter os pais como modelo. Automaticamente, se os pais desrespeitam as leis de trânsito, a tendência é que o “padrão” seja seguido. A análise é de que o ditado “a pressa é inimiga da perfeição” nunca foi tão correto. Motoristas que saem de casa com pressa para cumprir seus compromissos não respeitam os demais entes do trânsito e se importam apenas em chegar ao seu destino.

Tendência

O que especialistas consideram grave é que as crianças continuam educadas para serem futuros motoristas, mas que a tendência mundial é diminuir o número de veículos automotores. Chamar a atenção da sociedade para andar “a pé”, usar o transporte coletivo ou a bicicleta e respeitar as regras em todos esses sentidos. Esses são considerados itens a serem trabalhados na educação dos “novos” seres humanos.