Cotidiano

Agora é a vez do Morumbi

No próximo dia 13 de abril, será implantado no Bairro Morumbi o Território Cidadão V, que vai envolver os Bairros Cataratas, Morumbi e Periollo. Durante dez dias, devem ser atingidas pelas ações que serão desenvolvidas pelas secretarias mais de 22,4 mil pessoas, que vivem nessa região da cidade. Os números são do último levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2016.

Os locais para a implantação do Território Cidadão ainda serão definidos pelo gestor territorial, José Carlos da Costa, o Cocão. “A exemplo do que ocorreu no Bairro Santa Cruz, onde foi implantado o Território Cidadão III, no Morumbi também teremos, no mínimo, três pontos de sensibilização, que ainda serão definidos. A região é bastante grande e queremos oferecer à população todos os serviços levantados pelas demandas apresentadas pelos moradores”, explicou o gerente territorial, Ailton Lima.

No Território V no Bairro Morumbi, os procedimentos serão personalizados, atendendo as características da comunidade. De acordo com Lima, “cada região tem uma peculiaridade e o Território tem essa função, respeitar os costumes e cultura de cada uma delas para que o resultado final do nosso trabalho seja alcançado".

 

Demandas

As equipes do Território Cidadão realizaram nos bairros envolvidos o levantamento das demandas e das necessidades que os moradores consideram urgentes para ação da administração municipal. Cerca de 400 demandas foram apresentadas que serão encaminhadas às secretarias para que seja montado um cronograma das atividades e serviços já realizados ou programados para a região do Território V.

Box

Prefeitura mais perto da comunidade

José Carlos da Costa explica que o Território Cidadão tem como objetivo aproximar a administração municipal dos cidadãos. "Isso facilita o acesso aos serviços públicos, fortalecer o sentimento de pertencimento local dos moradores de cada Território e inspirar o zelo e cuidado pelos bens públicos", reforçou, lembrando que, "ao mesmo tempo, a intenção é trabalhar a intersetorialidade das secretarias para otimizar os serviços públicos e diminuir o desperdício.

 

Conselho eleito

O Conselho Territorial do Morumbi já foi formado. São 80 pessoas, sendo 40 titulares e 40 suplentes, escolhidos voluntariamente entre os líderes dos bairros envolvidos na ação. A equipe do Território Cidadão já se reuniu com esses líderes dos Bairros Cataratas, Morumbie Periollo e de loteamentos, no salão da Igreja Católica do Morumbi, onde foi apresentado o projeto à comunidade, eleito o Comitê Gestor do EcoPark e feito o convite para a criação do Conselho Territorial.

 

Comitê Gestor

O Comitê Gestor é um grupo multidisciplinar formado por representantes do Poder Público e da Sociedade, de forma paritária, o qual será responsável pela Gestão do CCI (Centro de Convivência Intergeracional) e pelas ações de fortalecimento da comunidade local, contribuindo para a apropriação devida do CCI e qualificando a prestação de serviços. A gestão do CCI ficará a cargo das Secretarias de Esporte Cultura e Assistência Social e tem como função proporcionar espaços de convivência familiar, comunitária e intergeracional, a partir de ações socioeducativas de esporte, lazer, assistência social e cultura, visando maior qualidade de vida à população.