Cotidiano

Agepar suspende reajuste de 9,62% na tarifa de água

O aumento fica suspenso por pelo menos 100 dias

Agepar suspende reajuste de 9,62% na tarifa de água

A Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) suspendeu temporariamente nesta terça-feira (1) o reajuste anual de 9,62% nas tarifas da Sanepar. A decisão atende a pedido do governo do Estado, mas tem caráter temporário.

A Agepar autorizou o reajuste no último dia 25, mas, após críticas generalizadas de deputados, inclusive da bancada do governo na Assembleia Legislativa, o governo pediu à agência que o aumento fosse suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus. “O requerimento será encaminhado ao órgão regulador pela Procuradoria-Geral do Estado e sustentará que o reajuste compromete ainda mais o orçamento doméstico de grande parte da população, que já convive com a queda de renda em razão dos efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e também por causa da calamidade hídrica”, afirmou o governo em nota.

Na decisão de hoje, os diretores da Agepar dão prazo de cinco dias úteis para que o Executivo apresente formalmente, por escrito, os argumentos contra o aumento. Depois, a Sanepar terá mais 90 dias para apresentar seus cálculos. O governo, então, terá mais cinco dias úteis para a sua réplica. Depois disso, o processo voltará à análise da Agepar. Portanto, o aumento fica suspenso por pelo menos 100 dias.

Matéria atualizada às 16h23.