Policial

Agentes penitenciários pedem ampliação do quadro de funcionários

Manifestantes realizaram um ?panfletaço? e se reuniram com deputados para pedir apoio

Curitiba – Em busca de melhores condições de trabalho, agentes penitenciários do Paraná realizaram na terça-feira (23) um protesto em frente à Assembleia Legislativa, em Curitiba. Eles reivindicam a ampliação no quadro de funcionários em todo o Estado e criticam a contratação de servidores por PSS (Processo Seletivo Simplificado).

Com a manifestação, a categoria busca sensibilizar os parlamentares sobre a questão. Durante o dia, os manifestantes realizaram um “panfletaço” e se reuniram com deputados para pedir apoio para que um projeto de lei ampliando o número de vagas seja votado na Casa.

“A ampliação de vagas, além de suprir a necessidade imediata de garantir maior efetivo de servidores nas unidades penais, também atende outra solicitação importante da categoria: a garantia do direito à promoção dos agentes, já que a lei que estabelece esse direito condiciona o avanço na carreira à existência de vagas nas classes pretendidas”, informa o Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná).

O sindicato atribui as fugas recentes de presos no Estado ao baixo efetivo de agentes nas unidades. Apenas na segunda-feira foram registradas mais duas fugas, uma na Penitenciária Estadual de Cascavel e outra na Penitenciária Central do Estado, em Piraquara. Ao todo, sete presos fugiram das duas unidades.