Policial

Agentes penitenciários frustram nova fuga de presos na PEC

Em menos de dois meses, duas fugas e uma tentativa foram registradas

Cascavel – Projetada para que ninguém pudesse sair, a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) não tem cumprido seu papel com excelência. Em menos de dois meses, duas fugas e uma tentativa foram registradas no local. O caso mais recente foi registrado na madrugada de quinta-feira (10), quando um preso foi flagrado serrando a trava de uma das celas. Graças à ação de agentes penitenciários, o plano foi frustrado.

Segundo uma fonte que preferiu não se identificar, a fuga foi evitada por agentes que faziam rondas de rotina na galeria. Eles perceberam que o detento já havia serrado uma das travas de segurança da grade e impediram que ele continuasse seu plano de fuga. Ele foi encaminhado pela Polícia Militar à delegacia, onde foi confeccionado um boletim por dano ao patrimônio.

Ainda conforme a fonte, equipes da PM estiveram na unidade, pois um princípio de tumulto foi registrado. De acordo com informações repassadas à reportagem, os presos estariam batendo nas grades das celas e exigindo a presença do diretor da PEC, Ari Batista da Silva. O Hoje tentou contato com o diretor por diversas vezes, entretanto, foi informado de que ele estaria em uma reunião. Ele não retornou os contatos.

As fugas na PEC estão se tornando comuns. Em janeiro, nove presos conseguiram escapar da unidade. Eles cerraram as grades de uma cela e da galeria e acessaram o pátio. Com uma corda feita com lençóis e roupas, os detentos escalaram o muro e fugiram. Dois foram capturados pelos agentes ainda dentro da unidade. Outros dois foram localizados dias após a fuga. Cinco permanecem foragidos.

A segunda fuga foi registrada no dia 23 de fevereiro, quando dois detentos escaparam do presídio. Outros três internos foram capturados ainda dentro dos muros da cadeia. Os presos estavam no pátio, escalaram até o telhado e caminharam até o muro da unidade. Os agentes de plantão perceberam a movimentação e impediram a fuga de três dos cinco detentos.