Cotidiano

Agentes encontram focos do Aedes aegypti em cemitério

Marechal Cândido Rondon – Todo dia 9 do mês é marcado por ações específicas contra o mosquito Aedes aegypti em Marechal Cândido Rondon, o chamado Dia D da Dengue. Uma das ações foi um arrastão feito pelos agentes de endemias no Cemitério Municipal. Em alguns pontos no cemitério os agentes encontraram focos de dengue.

De acordo com o responsável pelo setor de endemias do Município, Sigmar Sérgio Radke, ações como essa no cemitério têm o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados com o Aedes aegypti, mostrar que ele pode estar e se procriar em qualquer lugar. A ação mobiliza os mais de 40 agentes que fazem os trabalhos externos. “Não paramos nunca. Com exceção do dia 9 de cada mês, fazemos nos demais dias um trabalho de vistoria em todo o comércio e nas residências do Município. Na ocasião, é feita também a conscientização das pessoas sobre a importância de contribuir conosco para eliminar o mosquito”, explica.

“Não basta a gente fazer a nossa parte se a população como um todo não fizer a sua. Acaba acontecendo que quem faz o certo é prejudicado por quem não segue o mesmo caminho. Por isso, após uma chuva, o morador deve eliminar pontos que acumulem água”, enfatiza Sigmar. “Também pedimos à população que colabore conosco no sentido de facilitar o acesso dos agentes de endemias nos endereços. Alguns não querem nos atender, outros deixam tudo trancado, como também deixam animais soltos e que podem atacar os servidores”, relata.

Para eliminar os focos do Aedes aegypti, causador das doenças como dengue, zika e chikungunya, um trabalho de vistoria é feito pelos agentes de endemias em todos os 22 mil endereços comerciais, industriais, residenciais, além de terrenos baldios da sede e dos distritos.