Policial

Agentes dos EUA ministram curso de combate à lavagem de dinheiro

Curso faz parte de uma parceria entre o órgão norte-americano e a Sesp

Curitiba – Profissionais ligados à área de segurança pública e ao Poder Judiciário do Paraná participam nesta semana de um curso sobre investigações financeiras ministrado na Escola Superior de Polícia Civil por agentes da Receita Federal dos Estados Unidos, funcionários do FBI (Bureau Federal de Investigação, na sigla em inglês) e do Escritório de Segurança Diplomática do Consulado norte-americano.

A expertise norte-americana utilizada em ações para coibir e investigar crimes de lavagem de dinheiro está sendo repassada a um grupo formado por policiais civis e militares, promotores, juízes e agentes da Receita Federal. Entre os assuntos abordados estão técnicas para determinar o tamanho do crime financeiro, esquemas utilizados para a lavagem do dinheiro e corrupção no serviço público.

Com 40 horas/aula, o curso faz parte de uma parceria entre o órgão norte-americano e a Sesp (Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná) destinada a fortalecer o combate ao crime organizado.

“Esse curso está sendo oferecido a um grupo extremamente profissional, que já trabalha na área de investigação dessa modalidade criminosa há muito tempo”, explicou o secretário Wagner Mesquita.

A experiência norte-americana na investigação de crimes de lavagem de dinheiro foi destacada também pelo juiz federal Marcos Josegrei da Silva.

“Eu considero muito importante a possibilidade de ouvir, dos órgãos de controle dos EUA, uma série de ferramentas e técnicas novas, porque eles têm um know-how muito grande na investigação e apuração desse tipo de crime há muito mais tempo do que nós”, disse.