Saúde

Agentes de endemias saem às ruas contra o “mosquito da dengue”

Nesta quarta-feira (9), trabalho dos agentes de endemias está concentrado na região do Bairro Veneza

Agentes de endemias saem às ruas contra o “mosquito da dengue”

 

Cascavel – Mesmo com as atenções voltadas no combate à Covid-19, agora com a vacinação das crianças de 5 a 11 anos e os cuidados redobrados com a variante ômicrom, o período com sequência de chuva e calor, traz grande preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. E, por isso, o Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Cascavel está realizando ações diferenciadas para chamar a atenção dos moradores.

O primeiro Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) apontou um aumento de índice de infestação da doença na cidade que está com risco médio para a doença. Nesta quarta-feira (9), os agentes de endemias saem às ruas e concentram as ações na região do bairro Veneza, onde uma equipe de 87 agentes realizará os trabalhos.

A região, que engloba ainda os bairros e loteamentos Nova York, Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália I e II, Veneza, Presidente, Aquarela, apresentou 1,9% de infestação, considerado médio risco. Na sexta-feira (11) os trabalhos serão realizados na região do bairro Santo Onofre, que apresentou índice de 3%.

Conforme reforça a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Clair Wagner, é necessária a participação de toda a comunidade na intensificação dos cuidados neste período de chuva e calor, fazendo a vistoria semanal nos seus espaços, não deixando locais que possam acumular água. “A dengue é uma doença possível de prevenção e é dever de todos”, destacou.

Conforme boletim divulgado ontem (8), Cascavel conta com 25 casos positivos de dengue. Nove casos foram confirmados na semana do dia 23 a 29 de janeiro, com pessoas infectadas em diversos bairros da cidade, de todas as regiões. Nos próximos cinco dias não há previsão de chuva, o que favorece para que os próprios moradores façam vistoria e limpeza em suas casas.

 

Paraná

No estado, o boletim semanal da dengue publicado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde apontou mais 882 confirmações. São 100 casos a mais que o informe anterior. Até o momento, 317 municípios registraram notificações de dengue, destes 135 confirmaram a doença, sendo que 99 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 3.544 casos em investigação e nenhum registro de óbito neste período.