Cotidiano

Agentes de endemias realizam ato para conscientizar população

Devido à chuva e ao calor, endemias teme infestação nos próximos 50 dias

Cascavel – Foi realizada na manhã de sábado, a 2ª Caminhada Contra a Dengue. Ao todo, 150 agentes do programa de Controle de Endemias partiram da Praça do Migrante em direção ao Calçadão da Brasil em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. No local, uma concentração realizou uma panfletagem com orientações aos moradores.

“Cascavel nunca registrou um número tão alto de casos de dengue, nem no ano passado, quando todas as cidades vizinhas tiveram epidemia”, alerta a gerente da Vigilância Ambiental, Mariléia Velostro.

Só no primeiro semestre deste ano, o município registra 254 casos de dengue, enquanto no ano de 2014, durante todo o ano foram registrados apenas 65 casos. Mariléia explica que a mudança climática é um agravante junto à falta de conscientização da população, principal motivo de tantos casos.

“Nós tivemos muita chuva e agora está fazendo muito calor. Nós estamos com medo que estas questões climáticas resultem numa infestação daqui a 50 dias”, alerta.

Além da panfletagem, os agentes de endemias realizaram a entrega do lixocar para os motoristas.

“Infelizmente, os moradores de Cascavel têm o hábito de jogar lixo na rua e em terrenos baldios, que também acabam virando foco do mosquito”, lamenta.

A resistência do morador já foi possível observar na entrega dos panfletos.

“A maioria do pessoal não pega os folhetos, nem mesmo na loja”, reclama a agente de endemias Janete Peres.

LIRAa

No próximo dia 17, será realizado o LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti). A partir daí, uma reunião será feita com os presidentes dos bairros para que ações sejam realizadas nos bairros onde houver mais incidência.

“Esta é uma maneira de ter um envolvimento maior com a população, já que os presidentes conhecem bem os bairros e moradores”, finaliza Maricléia.

(Com informações de Nathalia Lehnen)