Cotidiano

Agentes de combate às endemias realizam o primeiro LIRAa de 2017

Objetivo é vistoriar aproximadamente 1800 imóveis, tanto residenciais, quanto comerciais, até a próxima sexta-feira

Os agentes de combate às endemias iniciaram nesta segunda-feira (09) mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho é realizado de forma amostral e aproximadamente 1.800 imóveis deverão ser visitados. Esta é a primeira vez que o trabalho é realizado neste ano. Em janeiro de 2016 o índice foi de 4,6% de infestação, resultado menor do que do 1º LIRAa de 2015 que apresentou 6,8%.

No LIRAa, uma em cada quatro casas é visitada. O Ministério da Saúde preconiza índices inferiores a 1% como satisfatórios. De 1% a 3,9% é considerada situação de alerta e superior a 4% existe um risco de surto de dengue. “Esse levantamento é diferente da visita habitual dos agentes. O objetivo agora é identificar os locais mais críticos e com risco de infestação do mosquito Aedes aegypti”, informou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.

Taylon disse que é possível de acontecer de um imóvel ter passado por visita a semana passada e ser vistoriado novamente essa semana. “É importante que as pessoas recebam bem as equipes. Estamos trabalhando incessantemente no combate a doença, mas é necessário que a população colabore limpando os terrenos. Nossa meta é atingir o índice de infestação de até 1%, preconizado pelo Ministério da saúde”, concluiu.

Segundo o supervisor, o melhor caminho para combater o Aedes aegypti ainda é a prevenção. O comerciante José Oscar Diel, 55, recebeu a visita dos agentes nessa terça-feira (10) e disse que sempre colabora e segue as recomendações. “Eu acho muito importante o trabalho dos agentes, é muito bom e eu apoio. Nós temos que cuidar até por cima do muro do vizinho, pois se ele não cuidar o mosquito atravessa para o outro lado. Tem muita gente que não se atenta em cuidar do seu quintal, acham que dengue só dá nos outros”, desabafa o comerciante.

O trabalho dos agentes segue até a próxima sexta-feira (13). A meta é alcançar pelo menos 5% dos imóveis, seja residenciais ou comerciais da cidade.