Saúde

Agente penitenciário de 38 anos morre em UPA de Curitiba esperando vaga em hospital

Ele buscou atendimento na madrugada de quarta-feira (3) e aguardava a transferência para um hospital com leito para a covid-19

Agente penitenciário de 38 anos morre em UPA de Curitiba esperando vaga em hospital

Morreu nesta quinta-feira (4) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Boa Vista, em Curitiba, o agente penitenciário Alexsandro dos Santos, de 38 anos. Ele buscou atendimento na madrugada de quarta-feira (3) e aguardava a transferência para um hospital com leito para a covid-19.

Alexsandro recebeu oxigênio e foi inserido na manhã de quinta para conseguir uma vaga de UTI no Hospital da Santa Casa. Ele acabou piorando e precisou ser entubado, porém quando foi colocado na ambulância o caso se agravou e o agente acabou morrendo. (

O Sindarspen (Sindicato dos Policias Penais do Paraná) emitiu uma nota lamentando o falecimento. “Alexsandro foi a segunda vítima da pandemia no sistema penitenciário só nesta semana. Na terça-feira, o agente de cadeia PSS Sóstenes do Santos Pereira, 40 anos, morreu em Maringá. Desde o início da pandemia, 689 servidores penitenciários já foram infectados pelo novo coronavírus, havendo 6 óbitos, segundo informações do próprio DEPEN”, afirmou o sindicato.

Alexsandro dos Santos, mais conhecido como Gongom, trabalhava no sistema desde 2008 e, atualmente, estava lotado no lotado na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I). “Sempre cheio de humor, a sua disposição em construir um sistema com melhores condições de trabalho fará falta a todos nós”, relatou o Sindarspen.

Nota Prefeitura:

O paciente Alexsandro dos Santos foi acolhido na UPA Boa Vista na madrugada de quarta-feira (3/3) com sintomas respiratórios, recebeu oxigênio e foi coletado material para o exame de covid-19. Ele foi inserido na Central de Leitos e foi disponibilizada uma vaga para a manhã desta quinta-feira (4/3) no Hospital da Santa Casa. Enquanto aguardava o transporte seu quadro se agravou e ele foi intubado. O paciente chegou a ser colocado na ambulância para ser levado ao hospital, mas devido ao agravamento do quadro e impossibilidade de estabilização dentro da ambulância, a equipe voltou para a unidade. Infelizmente, apesar de todos os esforços, o paciente não resistiu e faleceu.

Fonte: Banda B