Cotidiano

Agendamento de carteira de trabalho volta a ser pela internet no Rio

image2365109088813801487.jpg

RIO – O Sistema de Atendimento Agendado (SAA), via web, para solicitar Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) voltará a funcionar a partir desta sexta-feira. Com isso, a partir de segunda-feira já, quem for a um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine/Setrab) sem marcação prévia não será recebido, ao contrário do que vinha ocorrendo desde o fim do ano passado. As informações foram dadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab).

ctps_0902

Os endereços dos unidades do Sine são disponibilizados no site do Governo do Estado. Em regiões onde estão localizados postos do MTE, no entanto, elas não atendem ao serviço de Carteira de Trabalho.

No ano passado, a Setrab deu entrada em 81.789 requerimentos para confecção de CTPS, entre primeira e segunda via. Em janeiro deste ano, foram 9.223 pedidos. O estado atendeu a 211.415 formulários para recebimento do Seguro-Desemprego, que também é realizado pelo SAA.

Além da carteira e do seguro, as unidades Sine atendem também à Intermediação de Mão de Obra (IMO) para recolocação no mercado de trabalho. Hoje a Setrab mantém nove unidades na Capital, 23 no Interior e região Metropolitana e três postos dentro do Rio Poupa Tempo.

O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, afirmou que a secretaria continuará o esforço para oferecer um serviço de qualidade ao trabalhador e que novos estudos estão sendo feitos para ampliar o número de unidades, em parceria com a superintendência do MTE no estado.

? Buscamos, em tempo integral, um atendimento qualificado para o trabalhador. São grandes as dificuldades, mas os números mostram que a Setrab tem cumprido seu dever. Nossa ideia é melhorar, ampliar a oferta e estamos trabalhando nisso com o superintendente no Rio ? afirmou o secretário.