Cotidiano

Agenda de prefeito de São Paulo vira ?reality show?

RIO ? João Doria (PSDB) foi eleito com mais de 3 milhões de votos no 1º turno. Em sua página pública no Facebook, o prefeito de São Paulo já alcançou a marca de quase 1,5 milhão de seguidores e faz questão de, diariamente, publicar pelo menos três mensagens detalhando sua agenda pública como em um diário virtual ou reality show, com direito a muitas fotos e vídeos, onde mostra desenvoltura com as câmeras.

Até os bastidores, como as selfies que tira com a população e os almoços em estabelecimentos populares, são registrados nessa estratégia de comunicação próxima ao eleitorado.

No último sábado, o político transmitiu imagens de uma de suas limpezas pelas ruas da cidade, vestido de gari, desta vez aparando a grama de uma praça no Bom Retiro, centro paulistano. ?Bom dia São Paulo que eu amo! Estamos desde as 7h00 na rua trabalhando para deixar nossa cidade cada vez mais linda! Hoje tem Peixe no Pacaembú! #AceleraSP #JoãoTrabalhador #SPcidadeLinda?, escreveu na rede social, lançado mão de hastags, como de praxe.

A interação com os internautas, neste espaço, também é constante. Muitas mensagens são respondidas quase que em tempo real por sua equipe, algumas delas, inclusive, motivam novos posts. ?Pessoal, depois de ler alguns comentários e dúvidas aqui na minha página, achei válido esclarecer a questão da distribuição dos medicamentos (nas UBSs)?, diz a introdução de um deles, sobre as Unidades Básicas de Saúde, onde costuma programar visitas surpresas para inspeção.

Desde que tomou posse, no dia 1º de janeiro, o tucano já publicou cerca de 100 mensagens, inclusive nos fins de semana.

?Por gentileza Senhor Prefeito chega de trabalhar, nós não estamos acostumados a isso não, dia de domingo Prefeito! Trabalhando..! para com isso. Quase um mês nesse ritmo.. pode parar rsrs … Parabéns o Senhor está fazendo um belo trabalho. São Paulo merece?, disse o internauta Neto Colares.

Após apagar grafites em avenida e criar polêmica, ele também precisou responder críticas em sua página:

?Admiro tudo o que está fazendo, mas por favor, pare de apagar os grafites da cidade! Pichação de vandalismo tem que ser apagada mesmo, mas grafite é uma arte com só ajuda a alegrar nossa cidade!?, escreveu Matilde Alves de Araújo.

Outra usuária da rede social questiona a exposição midiática em um de seus posts sobre o Programa Adote uma Praça:

?Legal, sr. Prefeito, mas chega de gastar nosso dinheiro com propaganda, não é mais campanha. Gostaria muito que o Sr investisse no maior problema dessa cidade, a mobilidade. Calçadas onde seja possível caminhar, melhorar a qualidade da frota de ônibus e aumentá-la também. As ciclovias além de tirarem carros das ruas são saúde preventiva. Melhorar a mobilidade é melhorar a qualidade de vida de todos. Não cabem mais carros aqui e o Sr. sabe disso?, escreveu Ana Luiza Figueiredo.