Cotidiano

Agências rebaixam rating da Oi após recuperação judicial

m880706.jpg

SÃO PAULO – O pedido de recuperação judicial da Oi levou duas agências de classificação de risco a rebaixar o rating da empresa. A Fitch, que na segunda já havia rebaixado a empresa de ‘CCC’ para ‘C’ devido às dificuldades para resstruturação de sua dívida, voltou a reduzir a nota para ‘D’ após o pedido de recuperação judicial. Já a Standard & Poor’s (S&P) reduziu a nota de crédito da Oi de ‘CCC’ para ‘D’.

oi novo 2106

De acordo com comunicado da Fitch, a Oi vinha sendo prejudicada por uma estrutura de capital tomada de dívidas e por uma geração de fluxo de caixa consistentemente negativa nos últimos anos. A agência acredita que o pedido de recuperação deve ser aceito e destaca que uma elevação do rating da Oi é improvável durante o período de recuperação da companhia. O rating ?D? é o último degrau da escala da Fitch e indica ?inadimplência iminente?.

Já segundo a S&P, as chances de os credores recuperarem os recursos investidos na companhia, em caso de uma moratória, vai de 30% a 50%, mas está mais próximo da ponta mais baixa desta faixa.

“Uma vez que o processo de recuperação judicial tenha sido finalizado, vamos avaliar a companhia sob a estrutura atualizada de capital e o plano estratégico.”