Cotidiano

Agências do Trabalhador colocam meio milhão de pessoas no mercado

Com 17.038 trabalhadores, agência de Cascavel é a que tem melhores resultados no interior

Curitiba – Mais de meio milhão de trabalhadores ocuparam postos no mercado de trabalho por meio das 220 Agências do Trabalhador do Paraná, desde 2011. O levantamento do Observatório do Trabalho mostra que de janeiro de 2011 a maio de 2015 o número de vagas intermediadas pelas unidades chegou a 509.127.

Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, os números refletem o trabalho realizado pelo Governo do Estado, voltado para o desenvolvimento regional e que levou dinamismo econômico a municípios que antes viviam estagnados.

“Com os incentivos para a industrialização, conseguimos ofertar mais empregos, especialmente no interior, que gerou 75% das novas vagas nos últimos quatro anos. Nesse cenário, o trabalho de intermediação feito pelas agências é essencial, pois ajuda o trabalhador a encontrar essas novas vagas e ser inserido no mercado de trabalho”, explicou.

Nos primeiros cinco meses de 2015, as agências registraram um aproveitamento de 34% dos candidatos inscritos. Este é o segundo melhor resultado, nos últimos cinco anos, para o mesmo período.

Ranking

No acumulado de janeiro de 2011 a maio de 2015, a Agência do Trabalhador Central de Curitiba lidera o ranking de agências com o maior número de colocações (32.365), seguida por São José dos Pinhais (21.137), na Região Metropolitana de Curitiba. Com 17.038 trabalhadores contratados por intermédio da unidade, em pouco mais de quatro anos, a Agência do Trabalhador de Cascavel é a que apresenta melhores resultados no interior do Estado, ocupando o terceiro lugar no ranking geral.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)