Cotidiano

Agências de viagens enfrentam transtorno

Muitas agências de viagens costumam auxiliar os turistas dispostos a cruzar as fronteiras da América do Sul. Entretanto, têm enfrentado dificuldade com o prazo do agendamento para a retirada dos passaportes na região oeste.

Segundo o agente de viagens da Panorama Turismo, de Cascavel, Fernando José Lange, vários clientes solicitaram o apoio da agência para conseguir emitir o passaporte, mas a operadora esbarrou no tempo de espera necessário para o agendamento. “Os casos mais urgentes estamos encaminhando para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra”, disse. Ele conta que chegou a deixar de vender alguns pacotes por conta do transtorno. “Devido a demora, alguns interessados desistiram da viagem”. Fernando Lange recorda que o problema nas delegacias da Polícia Federal se agravou a partir da suspensão da emissão de passaportes ocorrida na metade do ano. Na época, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal emitiu nota, justificando que a interrupção do fornecimento dos passaportes naquela ocasião era um reflexo da “insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.

Para Maurício Soares Rodrigues, da Vip Turismo, de Cascavel, a demora realmente existe em relação ao agendamento. Ele também credita o problema na metade do ano como fator responsável pelo aumento da demanda nos últimos meses, após a normalização da emissão por parte da Polícia Federal. “Essa demora tem gerado um grande transtorno e em alguns casos, comprometendo o cronograma de viagem dos turistas”.