Cotidiano

Agências de turismo promovem interação entre quem viaja sozinho

DSCN5525.JPG

RIO – Buscas na internet por ?ideias para viajar sozinho? e ?destinos para viajantes sozinhos? cresceram 60% no último ano, segundo o jornal ?The Guardian?. Se algum dia foram tabu, os números mostram o que já se vê na prática: viajantes solitários já conquistaram boa parte do turismo.

BVSingletrips

Mas nem todo mundo que faz as malas precisa, de fato, cumprir toda a jornada desacompanhado. Outro segmento tem crescido: as ?single trips?, viagens em grupo que promovem a interação entre esses turistas.

Apesar da tradução literal do conceito ser de ?viagens para solteiros?, não se engane. A ideia não é criar casais, mas estimular o contato entre quem está sem companhia, diz Eduardo Martins, da Keep Company, especializada em roteiros para quem viaja desacompanhado:

? Claro que pode acontecer, e acontece, de as pessoas se conhecerem e se interessarem umas pelas outras, mas o foco é turismo. Não são agências de encontros.

A agência Single Trips, também especializada neste segmento, tem roteiros diários e mensais, com programação e destinos que atraem pessoas com interesses em comum, diz Renata Guedes, presidente da empresa:

? Se você gosta de arte, vai querer se reunir com pessoas que gostam do assunto. Como a ideia é promover o contato, organizar os roteiros dessa forma facilita e dá segurança na hora de escolher o seu passeio.

Nas duas agências, os roteiros mais procurados são de ecoturismo, destinos de praia e roteiros pelas capitais europeias. Na Single Trips, os grupos são formados por, no máximo, 20 pessoas e há eventos de sociabilização durante os passeios.

Outra vantagem que ela enfatiza para o viajante solitário que está em grupo é poder gastar menos.

? A acomodação onera muito, pois os quartos costumam ser para dois. O viajante tem que escolher entre conforto do hotel ou preço baixo. Sendo em grupo, conseguimos valores menores para hospedagem.

Alguns hotéis também perceberam essa tendência. O Barceló Bávaro (barcelo.com), em Punta Cana, na República Dominicana, promoverá no mês de outubro a ?Semana dos solteiros?, com preço e programação especiais para quem está viajando sozinho. O Ace (acehotel.com), em Nova York, oferece eventos de integração nas áreas comuns.