Cotidiano

Agência tem vagas a pessoas com deficiência

Além de registrar as vagas, a Agência, por meio do Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

Toledo – As Agências do Trabalhador de todo o Estado oferecem cerca de mil vagas para pessoas com deficiência. Os postos de trabalho estão distribuídos em diversas áreas, como administrativa, de produção, recursos humanos, nutrição e limpeza, além de vagas em supermercados e lanchonetes. Em Toledo, a Agência tem seis vagas em aberto. Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador no município com a carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e laudo médico comprovando a deficiência.

Além de registrar as vagas, a Agência, por meio do Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, auxilia o trabalhador na intermediação para o trabalho, na convocação e no seguro-desemprego. Já o empregador é orientado sobre a captação de vagas e legislação, além de ter à disposição uma sala com recursos para treinamento e seleção.

Somente neste ano, em Toledo, já foram realizados 140 encaminhamentos de candidatos para entrevistas. Desde 1988, em todo o Paraná, o programa possibilitou a inclusão de 26.592 pessoas com deficiência no mercado de trabalho das quais 1.210 no ano de 2015 tornando o Paraná referência nacional na inclusão deste público prioritário do Sistema Nacional de Emprego. “Todas as Agências contribuem para estes dados”, disse o diretor da Agência do Trabalhador de Toledo Antônio Aparecido Lange.

Parceria com governo federal

A Agência do Trabalhador de Toledo funciona numa parceria entre o governo federal que fornece os sistemas de software e ferramentas de gestão por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, do INSS e da Caixa Econômica Federal. O governo do Estado entra com a infraestrutura e a Prefeitura de Toledo com a disponibilização dos servidores. É um serviço gratuito para auxiliar a sociedade a manter em níveis elevados o emprego e qualificação. Por tratar-se de servidores municipais cedidos ao Estado gratuitamente não ocorrem concursos específicos para o servidor operar na Agência do Trabalhador.