Cotidiano

Agência lidera a intermediação de mão de obra

A situação se confirma ao entrar em contato com os setores de Recursos Humanos de empresas

Toledo – As dificuldades do período de recessão vividas pelo país atingiram diretamente os serviços prestados pelas Agências do Trabalhador em todo o Paraná. Prova disso foi a redução de vagas ofertadas pelo órgão em diversos municípios. Apesar desta diminuição, Toledo continua gerando empregos e lidera o encaminhamento de pessoas ao mercado de trabalho entre os 35 municípios com mais de 50 mil habitantes no estado.

Neste ano foram 505 vagas, com saldo negativo apenas no mês de janeiro. “Após já tivemos saldos positivos em todos os outros meses até junho”, disse o diretor da Agência do Trabalhador, Antônio Lange. Segundo informações do órgão, em fevereiro foram 121, março 47, abril 288, maio 36 e junho 51. Apesar do saldo positivo, em relação à Intermediação de Mão de Obra (IMO), houve retração se comparado ao mesmo período no ano passado. Lange explicou que o cenário econômico é o grande responsável pela situação. Em 2015, de janeiro a junho, foram mais de mil pessoas encaminhadas por meio da Agência.

“É uma realidade paranaense e nacional. No ano passado tínhamos pleno emprego e as empresas quando abriam vagas vinham nos procurar. Nossa oferta de vagas era de 400, 500 vagas por mês”, afirmou Lange. Com a mudança do cenário, a procura direta às empresas por trabalhadores desempregados se tornou maior. “Os cidadãos passam pelos setores de Recursos Humanos, deixam seus dados cadastrais e as empresas procuram seus novos colaboradores nestes registros”, completou.

A situação se confirma ao entrar em contato com os setores de Recursos Humanos de empresas. Na Fiasul, em determinado dia da semana, acontece a contratação de trabalhadores. “Como temos uma procura muito grande aqui no setor de Recursos Humanos não se faz necessária a intermediação na Agência do Trabalhador”, disse a responsável pelo RH da indústria de fios Eliane Cristina Hegle. Ela lembrou ainda que já utilizaram, por diversas vezes os serviços da Agência do Trabalhador em Toledo e sempre foram bem atendidos. “Esporadicamente, para algumas situações mais específicas, ainda utilizamos o suporte da Agência”, acrescentou.