Esportes

Agência de aviação da Bolívia garante que aeronave estava em perfeitas condições

Um comissão formada por investigadores de acidentes da Direção Geral da Aeronáutica Civil (DGAC) vai na noite desta terça-feira para a Colômbia a fim de colaborar com a investigação do acidente com o voo da Lamia, que levava a delegação da Chapecoense, além de profissionais da imprensa, a Medellín. Segundo a entidade, o avião partiu da Bolívia em perfeitas condições. Ele caiu na cidade de La Unión, na região de Antioquia. A Chapecoense jogaria a final da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional, da Colômbia, na quarta-feira.

– Esta noite uma comissão vai viajar e se colocará às ordens dos investigadores da Colômbia. O avião saiu em perfeitas condições. É o único acidente desta natureza grave – disse o diretor executivo da DGAC, Julio César Varela, em entrevista para a imprensa boliviana.

O avião levava 81 pessoas, e, destas, 76 morreram quando o veículo caiu na cidade de La Unión, na região de Antioquia. A Chapecoense jogaria a final da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional, da Colômbia, na quarta-feira.

Varela ressaltou que a empresa iniciou as operações na Bolívia em janeiro deste ano e era usado em voos fretados. Ele acrescenta que a tripulação cumpria com todos os regulamentos e exigências requeridas.
O diretor de segurança operacional da DGAC, Julio Fortún, confirmou que os pilotos contavam com experiência necessária pois eram da Força Aérea e do Transporte Aéreo Militar (TAM).

Empresa aérea confirma que 77 pessoas embarcaram

O gerente da empresa Lamia, Mario Pacheco, informou, ao jornal Los Tiempos, da Bolívia, que somente 77 pessoas embarcaram no voo – sendo 68 integrantes da Chapecoense, jornalistas e convidados, e 9 tripulantes. Quatro pessoas que constavam na lista do clube não embarcaram por motivos diversos.

Pacheco ainda acrescentou que a empresa custerá os gastos com os cuidados dos feridos e com o traslado dos corpos a seus países de origem.

“Neste momento, todos os recursos da empresa estão disponíveis para cooperar com as autoridades e a investigação do acidente. Também estamos em contatos com as famílias dos passageiros para lhes dar toda a assistência requerida”, disse a empresa por meio de um comunicado.