Cotidiano

Agência busca empresas a parque tecnológico

O Biopark está localizado na tríplice fronteira, região de elevado nível sociocultural, tradição laboral e forte desenvolvimento agropecuário

Toledo – A Agência Paraná de Desenvolvimento, do governo do Estado, firmou um acordo com o Parque Científico e Tecnológico de Biociências de Toledo para atrair novas empresas e investimentos. O foco está em empresas âncoras nacionais e internacionais dos setores de medicamentos, cosméticos e TI da saúde. 

A parceria foi firmada em reunião na semana passada entre o criador do Biopark, o presidente da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, Luiz Donaduzzi; e o presidente da APD, Adalberto Netto, e técnicos da empresa e da agência. No dia 17 de fevereiro já está marcado o primeiro evento para apresentar o Biopark a investidores interessados.

O Biopark terá quatro milhões de metros quadrados e espaço reservado para universidades, hospitais, incubadoras, indústrias e até áreas residenciais. Os focos de negócios e investimentos são medicamentos, cosméticos, equipamentos, insumos e software ligados à saúde humana e animal.

O empreendimento pretende gerar 30 mil empregos e transformar a região de Toledo em um polo do setor de biociências nas próximas décadas. O investimento inicial é de R$ 100 milhões e a expectativa é de que esse volume alcance R$ 500 milhões em cinco anos.

Parceria

O presidente da APD Adalberto Netto afirmou que o conceito do projeto tem os elementos dos melhores bioparques do mundo. “Não deixa nada a desejar para as tecnópoles da Europa, Ásia e Estados Unidos”, afirma ele.

“Essa parceria é muito importante, pois estamos juntando forças de em um projeto inovador e de escala internacional, que demanda uma expertise muito específica para atrair investimentos de empresas, aproveitando o potencial de agronegócio e saúde da região”, acrescenta.

O presidente da Prati-Donaduzzi destaca que a expertise da APD em promoção de investimentos será fundamental para a atração de empresas interessadas em se instalar no Biopark.

“É uma agência ligada ao Governo do Estado, que tem contato com investidores do mundo todo e vai nos auxiliar neste network internacional para trazer empresas a Toledo. A primeira será uma empresa âncora na área de Biociências, que deve gerar cerca de mil empregos. A empresa âncora irá atrair outras empresas menores a participar deste desenvolvimento”, explica Luiz Donaduz 

Biopark

O Biopark está localizado na tríplice fronteira, região de elevado nível sociocultural, tradição laboral e forte desenvolvimento agropecuário. O parque foi projetado a partir da experiência de mais de 20 anos na gestão de pesquisa e desenvolvimento, assuntos regulatórios, produtos e mercados, produção industrial da Prati-Donaduzzi, além de forte investimento no desenvolvimento de talentos. 

O empreendimento já tem apoio das esferas governamentais do município de Toledo e estado do Paraná, promovendo oportunidade para o desenvolvimento de produtos para o agronegócio, além de ampliação nas pesquisas em biociências, por meio das universidades que integrarão o complexo. 

O que é a APD

A Agência Paraná de Desenvolvimento é um serviço social autônomo especializado em promoção e atração de investimentos e desenvolvimento econômico que tem por objetivo a atração de novos empreendimentos para todo o estado do Paraná. Foi premiada em 2016 pelo Jornal Financial Times de Londres (Inglaterra) como a melhor estratégia de investimentos da América do Sul. Para conhecer mais visite: www.paranadesenvolvimento.org.br.