Agronegócio

Aftosa: vacinação é prorrogada

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) publicou ontem portaria que determina a prorrogação da campanha de vacinação da febre aftosa até 15 de junho. O prazo foi estendido por conta da paralisação dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira (21), que afetou a distribuição e venda de vacinas. A prorrogação é de caráter excepcional.

Em Cascavel e em outros 31 municípios que estão na área de abrangência do escritório regional da Adapar, a expectativa é de que sejam vacinados 400 mil animais de até dois anos até a data limite. Até agora, 70% deste total está com a vacina comprovada, o que representa em torno de 280 mil cabeças.

 

Multa e transporte

A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, prevista em legislação estadual.

A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), cujo valor em abril deste ano era de R$ 98,64, variando todo mês, podendo ser maior para rebanhos com mais de 10 cabeças. Além disso, sem a comprovação o dono dos animais não pode transportá-los, independente da finalidade.