Cotidiano

Afta: um inimigo na sua boca

Sabe aquelas feridas que surgem de repente e incomodam, trazendo dor e desconforto principalmente na hora das refeições? As aftas são lesões arredondadas, com tonalidade amarelada ou vermelha. Elas podem surgir na mucosa bucal, gengivas e língua, aparecendo de forma isolada ou múltipla e atingem cerca de 20% da população.

Muitas são as causas para o aparecimento dessas pequenas feridas: traumas, deficiências de ferro e vitaminas como B9 (ácido fólico), B6 e B12, histórico familiar, distúrbios gastrointestinais, problemas hormonais, alimentação muito ácida e até mesmo estresse físicos ou emocionais podem estar relacionados ao quadro.

Prevenção

Para prevenir o problema, a causa deve ser identificada. Se, por exemplo, houver deficiência de vitamina ou alguma alteração gastrointestinais que justifique, o indivíduo deverá procurar um médico para corrigir. Se o problema estiver ligado à acidez, alguns alimentos cítricos devem ser evitados, como abacaxi, kiwi, limão e até mesmo tomate, pois eles podem desencadear o quadro de estomatite aftosa.

Tratamento

Tratamentos com pomadas e cremes possuem ação antibacteriana, antisséptica e anestésica, por isso aliviam a dor causada pelas aftas. Para tratar o local das aftas podem ser usados enxaguante bucal regular, gel anestésico e spray bucal. Em diversas ocasiões, um ou mais desses tratamentos alternativos são recomendados como forma de complementar o uso das pomadas.

“O bicarbonato de sódio, que pode ser facilmente comprado em farmácias e alguns mercados, pode auxiliar no combate às aftas, pois é capaz de reduzir a acidez da saliva, diminuindo os riscos de ocorrência. No entanto, sua aplicação em exagero pode agravar o problema. Por isso, é necessário ter cuidado com a quantidade de bicarbonato se ele for usado nesse tratamento”, sugere a dentista Rosane Menezes Faria.

Diferença entre afta e câncer bucal

Segundo a dentista Rosane Menezes Faria, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes. Alguns tipos de câncer na cavidade em sua fase inicial tem o aspecto de afta. Também podem apresentar lesões semelhantes a aftas algumas doenças imunológicas como o pênfigo vulgar.

Normalmente, as aftas persistem por alguns dias e se curam sem deixar cicatrizes. Porém, em alguns casos, essas lesões na mucosa podem ser sinais de doenças mais graves, como o diabetes e o câncer bucal.

O que é a afta?

As aftas são úlceras brancas ou amareladas na mucosa bucal, rodeadas por uma região vermelha, e costumam ser bastante dolorosas. Os principais sintomas das aftas são dor, aparecimento de lesões na língua, nas gengivas ou na parte interna das bochechas e, frequentemente, sangramento e perda temporária do paladar. Geralmente aparecem devido a:

* traumas na cavidade oral, como mordidas, principalmente nos pacientes com mordida torta, sem o correto alinhamento
* baixa imunidade;
* uso de medicamentos;
* estresse;
* mudanças hormonais;
* alergias;
* infecções bacterianas.
Quando são sinal de câncer bucal?
O câncer bucal é um tumor malígno que pode afetar lábios, dentro da boca, próximo às amígdalas e às glândulas salivares ou na garganta. Essa doença pode ser fatal e, como em outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental. O tratamento pode exigir intervenção cirúrgica, quimioterapia ou radioterapia.
Embora as causas sejam desconhecidas, os fatores de risco mais conhecidos são o consumo de tabaco, má higiene bucal e estilo de alimentação e vida incompatíveis com a saúde.
Os sinais e os sintomas geralmente são caroços na parte interna da boca, perda de sensibilidade ou dormência, dor sem razão aparente, dificuldade para engolir e surgimento de lesões brancas ou vermelhas na mucosa – que, ao contrário das aftas, podem até ser indolores.
Como evitar?
* A melhor forma de evitar o câncer bucal é se safar dos fatores de risco, como tabaco, má higiene, má alimentação e falta de atividade física. A manutenção da higiene bucal e a identificação precoce dos sinais e sintomas também são fundamentais.
* Caso seja necessário, procure profissionais que farão exames e fornecerão um diagnóstico mais preciso.
* Você pode manter a saúde bucal com a escovação diária após as refeições, com o não consumo de fumo, como dar preferência por chicletes sem açúcar e estimular o consumo de água para evitar o ressecamento da mucosa.

ATENÇÃO: Se as lesões persistirem por mais de 14 dias, procure um dentista para que uma avaliação seja feita e seja descartada a hipótese de câncer bucal.