Cotidiano

Africano com HIV que era pago para fazer sexo com criança é preso

RIO – Por ordem do presidente do Malawi, as autoridades no país africano prenderam um homem portador do vírus HIV que afirma ser pago para fazer sexo com crianças. Eric Aniva é um profissional do sexo que exerce a função conhecida como “hiena”. Ele recebe cerca de R$ 15 (em moeda local) para fazer sexo com meninas a pedido de suas família, que acreditam que o homem tem poderes purificadores.

Segundo o próprio Aniva, em entrevista à emissora britânica BBC, muitas famílias o procuram quando suas filhas chegam à puberdade. O africano, então, faz sexo com elas durante três dias. Acredita-se que, se as meninas se recusarem, toda a vila onde elas moram será amaldiçoada. Na entrevista ao canal de TV, o africano disse que não contou às famílias sobre a presença do HIV em seu organismo.

Algumas dessas meninas têm de 11 a 13 anos.

O presidente do país, Peter Mutharika, disse que a polícia vai investigar e denunciar Aniva pelos crimes que ele confessou durante a entrevista, veiculada na semana passada.

“Enquanto nós promovemos valores culturais positivos e a socialização positiva de nossas crianças, o presidente diz que práticas tradicionais perigosas não podem ser aceitas neste país”, disse num comunicado o porta-voz do governo, Mgeme Kalilani, de acordo com a BBC. Ele também informou que Aniva será investigado por expor crianças ao vírus HIV para “depois ser adequadamente denunciado”.

Na cultura do Malawi, os hienas são normalmente homens pagos para fazer sexo com viúvas ou mulheres casadas que não podem engravidar.