Policial

Afogamentos: Bombeiros reforçam alerta contra tragédias

Com a chegada do fim de ano, cresce o risco de afogamentos

Curitiba – Com a chegada das férias escolares e das festas de fim de ano, aumenta o fluxo de pessoas em praias, praias artificiais e piscinas. Proporcionalmente, cresce também o risco de afogamentos nesta época do ano. Para garantir a segurança de banhistas, o Corpo de Bombeiros reforça orientações para evitar incidentes.

No Litoral, bandeiras de identificação ficam distribuídas na orla da praia e indicam a condição do mar em cada local. As bandeiras verdes sinalizam que o ponto é apropriado para banho e que há baixo risco de afogamento. As amarelas mostram que é preciso atenção ao entrar no mar e que o local é de médio risco. As bandeiras vermelhas alertam que o ponto é impróprio para banho, com alto risco de afogamento. Já as bandeiras nas cores amarela e vermelha delimitam onde estão os postos salva-vidas e, portanto, os locais mais indicados para banho.

Com relação às piscinas, a orientação do Corpo de Bombeiros é manter a supervisão constante de crianças – principalmente menores de 9 anos -, idosos e pessoas com deficiência. Também é importante estar alerta aos ralos e sistemas de bombeamento e filtragem para evitar a sucção de cabelos e demais partes do corpo. Outra orientação é não utilizar objetos de vidro nas imediações.

45 mortes

Neste ano já foram registradas 831 ocorrências de afogamento em todo o Paraná, com 45 mortes. A expectativa da corporação é que 2015 feche com o menor número de afogamentos dos últimos três anos. No ano passado foram 1.146 ocorrências, com 55 óbitos. Já em 2013 houve 1.219 ocorrências, com 65 óbitos.

Operação Verão

A edição 2015/2016 da Operação Verão, destinada a reforçar as atividades e nos serviços públicos no Litoral e nas costas Oeste e Noroeste do Estado, foi iniciada na quarta-feira (23). Até o fim do Carnaval, no dia 10 de fevereiro, serão desenvolvidas ações e segurança, saúde, meio ambiente, energia, saneamento e turismo.

Neste ano, mais de 600 bombeiros vão atuar na Operação Verão. Eles serão divididos em 88 postos guarda-vidas e 13 equipes de serviço móvel de atendimento, visando garantir uma segurança maior a banhistas.