Cotidiano

Afeganistão diz que Trump prometeu reforçar apoio a governo de Cabul

Trump Taiwan-GK331DE8L.1.jpg

CABUL ? O presidente eleito dos EUA, Donald Trump. afirmou que o seu país permanecerá ao lado do Afeganistão durante o seu mandato e, ainda, poderia reforçar seu apoio ao governo afegão, segundo um comunicado emitido neste sábado por Cabul. De acordo com a nota, o republicano e o presidente afegão, Ashraf Ghani, conversaram pela primeira vez na sexta-feira pelo telefone desde as eleições americanas.

“O presidente eleito Trump afirmou que os EUA permanecerão junto ao governo e ao povo afegão durante seu mandato”, disse a Presidência afegã. “Sua administração, após avaliação das necessidades, reforçará seu apoio em termos de segurança.

Desde o iníico de 2015, as forças afegãs devem empreender por sua conta o combate contra o Talibã. Oficialmente, as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) só têm um papel de formação e de aconselhamento.

O presidente dos EUA, Barack Obama, teve que renunciar ao plano de retirada das tropas americanas e deixar 8,4 mil soldados em solo afegão em 2017, por conta das dificuldades das forças afegãs em combater os ataques do Talibã.