Cotidiano

Afeganistão anuncia retomada de distrito horas após conquista do Talibã

201608200753215866_AFP.jpg CABUL ? As tropas afegãs anunciaram ter recapturado um um distrito estratégico na província de Kunduz, no Norte do Afeganistão, neste sábado, que horas antes havia sido tomado pelo Talibã. O avanço do grupo em Khanabad havia forçado as tropas a recuarem à capital da província, que ficou sob as mãos dos insurgentes por um breve período no ano passado, segundo autoridades. Os combates aumentaram significativamente no país desde que a insurgência começou a se espalhar a partir dos seus bastiões tradicionais, nas regiões Sul e Leste do Afeganistão, em direção ao Norte, que até então se mantinha pacífico.

O anúncio da reconquista veio em um pronunciamento do governador da província, Asadullah Omarkhel, apenas algumas horas após o distrito ter sido tomado pelo Talibã. Fontes locais relataram à rede BBC, no entanto, que os combatentes da insurgência ainda estavam presente nos arredores.

As recém-chegadas forças do governo conseguiram abrir a estrada que liga Khanabad a Kunduz, segundo o governador. Uma televisão afegã também relata que as tropas do governo conseguiram retomar o distrito.

Mais cedo, os combatentes haviam cercado o distrido de Khanabad, que conecta Kunduz a Takhar e a outras províncias do Norte. Houve intensos confrontos em diversos outros pontos, disseram autoridades.

? O Talibã atacou o distrito de diferentes posições e nós resistimos por horas, mas não recebemos apoio. O distrito foi tomado pelo Talibã ? disse o líder de Khanabad, Hayatullah Amiri

As autoridades de Cabul disseram que a falta de munição e de reforços haviam sido a principal razão para a tomada do distrito pelo Talibã, que tenta forçar a coalizão liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para fora do Afeganistão e implementar a lei islâmica.

Há cinco dias, o grupo também capturou um distrito na província vizinha de Baghlan. Os extremistas apreenderam veículos das forças do governo e munições.

Kunduz caiu sob o controle do Talibã pela primeira vez em setembro do ano passado, em uma das maiores vitórias do grupo desde que foram expulsos do poder pelos EUA e forças aliadas em 2001.