Cotidiano

Afastado do cargo, Reni está em prisão domiciliar

O 86º denunciado é o prefeito Reni Pereira, apontado na investigação do MPF e da Polícia Federal como ?cabeça? do esquema

Foz do Iguaçu – Subiu para 86 o número de denunciados pelo Ministério Público Federal em decorrência da Operação Pecúlio, que apurou desvio de quase R$ 5 milhões em recursos federais repassados à Prefeitura de Foz do Iguaçu e destinados a obras do PAC e a serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).

O 86º denunciado é o prefeito Reni Pereira, apontado na investigação do MPF e da Polícia Federal como “cabeça” do esquema e preso ontem por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS). O prefeito foi encontrado no gabinete e levado pela PF para casa, onde permanecerá preso preventivamente até o término da instrução do processo judicial.

Reni não usará tornozeleira eletrônica, mas será vigiado permanentemente por policiais federais e não poderá, entre outras restrições, receber visitas nem acessar a internet ou fazer ligações telefônicas sem prévia autorização judicial, salvo para falar com seu advogado e familiares.

A Justiça Federal determinou ainda o afastamento de Reni do cargo e o impediu de ter acesso às dependências da prefeitura. No início de junho deste ano ele já havia sido conduzido coercitivamente à Delegacia da Polícia Federal para prestar depoimento. Outros seis denunciados estão presos.

VICE ASSUME

Logo após a prisão de Reni Pereira, a vice-prefeita Ivone Barofaldi assumiu o comando da administração, também por determinação da Justiça. O primeiro ato da prefeita interina foi uma reunião para organizar a condução dos trabalhos e informar oficialmente a Câmara Municipal sobre o afastamento do titular.