Política

Aeroporto Regional trará mais desenvolvimento

Toledo – “A construção do Aeroporto Regional do Oeste do Paraná vai trazer ainda mais desenvolvimento para uma das regiões mais produtivas do Estado”. A afirmação é da governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM),que participou domingo (16) de encontros com líderes empresariais em Palotina e em Assis Chateaubriand e, ontem, com empresários na Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo), além de visitar várias indústrias de Toledo.

Cida destacou que garantiu R$ 10,5 milhões para a desapropriação de uma área entre Cascavel e Tupãssi, o que vai permitir a construção do aeroporto, que terá uma pista de 2,5 mil metros, colocando fim a uma espera de mais de três décadas.

“O oeste tem uma agropecuária pujante, é um grande produtor de suínos e de grãos, além de ser o berço das maiores cooperativas do Brasil”, disse Cida. “Com o nosso trabalho para melhorar a infraestrutura e a logística, vamos abrir o oeste para o mundo”.

Cida também salientou que seu governo vai trabalhar para preparar o Estado para o futuro: “Fazemos uma gestão eficiente para atender as demandas de toda a população. Nosso foco é na gestão, queremos um Paraná moderno e eficiente a médio e longo prazo”, ressaltou.

Reivindicações

Nas reuniões, que aconteceram nas sedes da Acipa (Associação Comercial e Industrial de Palotina) e da Aciac (Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand), Cida recebeu dos líderes locais uma série de reivindicações para a região.

A área de infraestrutura é uma das mais demandadas, com destaque para o Aeroporto Regional e para a ferrovia que irá ligar Dourados, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá.

O presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, afirmou que a parceria com o Governo Cida Borghetti possibilitou uma série de obras de infraestrutura na região, como os contornos de Palotina e Marechal Cândido Rondon e um novo acesso ao município de Maripá.

Vocações regionais

Cida também prometeu estimular as potencialidades de cada região para desenvolver as 399 cidades do Paraná e assim garantir mais oportunidades de emprego e renda aos paranaenses. “Desenvolver as vocações regionais é compromisso de Estado. A partir de planejamento, vamos abranger todas as cadeias da produção para elevar a renda média do paranaense e agregar valor aos produtos do Paraná”, disse Cida. “Somente quem planeja a médio e longo prazo é capaz de tomar decisões estratégicas”, completou.